menu

Queda de cabelo na quimioterapia. Como lidar?

16/01/2019 - Por: Redação JakBell

Muitos pacientes que sofrem de câncer normalmente precisam passar pelo tratamento de quimioterapia, um processo bastante eficaz na grande maioria dos casos, mas que pode afetar a saúde e o crescimento do cabelo do paciente. Em casos deste tipo a queda capilar acontece gradualmente, acompanhando o número de sessões realizadas, mais ou menos de 15 a 20 dias depois da primeira sessão quimioterápica. Mas vamos entender isso melhor.

O que faz o cabelo cair durante a quimioterapia?

Profissionais e pesquisadores do ramo da saúde descobriram que a queda de cabelo durante a quimioterapia acontece, pois o tratamento interfere tanto nas células doentes (cancerígenas), quanto nas que se encontram saudáveis, principalmente em células que possuem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade, que por acaso são também as células que atuam para o crescimento capilar.

Toda quimioterapia faz o cabelo cair?

Muita gente tem essa dúvida e a resposta para a pergunta é não. Nem todo tratamento quimioterápico faz o cabelo cair. O que podemos dizer sobre isso é que depende da dose e do tipo de medicamento utilizado para realizar o tratamento. Além disso, a ciência vem sendo aprimorada a cada ano, e hoje existem procedimentos em estudo que atuam para resfriar a ação da quimioterapia no couro cabeludo, com a intenção de diminuir e retardar a queda capilar.

Recentemente alguns hospitais chegaram a adotar o tratamento através do Paxman Scalp Cooler, um equipamento que atua resfriando um líquido especial a -4ºC, fazendo com que a queda de cabelo seja reduzida de maneira considerável em pacientes com câncer.

Paxman Scalp Cooler (foto: divulgação).

Conheça a história de superação da empresária Carmem Suassuna [ENTREVISTA]

Mas vale ressaltar que antes de considerar qualquer possibilidade, é preciso consultar um médico especialista para a realização de todos os exames pertinentes, pois cada caso é único e a eficácia de um tratamento como o que citamos, irá depender, principalmente, do quadro imunológico da pessoa, saúde, idade, tipo de cabelo e a fase em que o câncer se encontra. Também devemos considerar que o tempo de tratamento com este tipo de equipamento pode ser um pouco maior, além da possibilidade de alguns pacientes não se acostumarem com o tratamento, sentindo muito frio, desconforto durante o resfriamento.

Quais são os tipos de quimioterapia?

Podemos considerar alguns tipos de quimioterapia atualmente. Alguns chamam de quimioterapia branca, vermelha etc. Mas podemos enquadrá-las da seguinte maneira:

Quimioterapia Adjuvante: É administrada depois da cirurgia para poder acabar com as células cancerígenas que ainda restam após o procedimento cirúrgico ou mesmo disseminadas por exames de imagem. A químio adjuvante ajuda a reduzir o risco de reincidência.

Quimioterapia Neoadjuvante: É administrada antes da realização da cirurgia para tentar diminuir o diâmetro do tumor, a fim de facilitar a retirada do mesmo em uma cirurgia menos extensa. Por conta disso, ela é muito adotada para tatar tumores locais em estágios avançados.

Quimioterapia para Doença Metastática: Um tipo de químio com a opção de ser usada para tratar a doença já disseminada.

Tratamentos combinados com as quimioterapias tradicionais:

Quimioterapia com Terapia Direcionada: É um tipo de tratamento que atua focando nos genes e alvos específicos, como também no interior da célula cancerígena, combatendo o tecido em que o câncer se encontra situado.

Quimioterapia com Terapia Hormonal: São tipos de tratamentos que realizam uma certa alteração na produção hormonal do nosso organismo. É geralmente indicado para pessoas com problemas de câncer de próstata, mama, ovário etc.

Quimioterapia com Terapia Imunoterápica: São procedimentos utilizados para poder aumentar as defesas naturais do organismo e fazer com que ele possa combater as células cancerosas.

O meu cabelo está caindo. O que posso fazer?

Como dissemos anteriormente, a queda capilar é inevitável para a grande maioria dos pacientes de quimioterapia. No entanto, se ficar sem cabelos é um grande problema para você, não se preocupe, pois existem métodos e maneiras para tentar amenizar este período de desconforto físico e emocional para tantas pessoas.

O uso de perucas pode ser uma boa solução, principalmente para mulheres que estejam passando por um tratamento de câncer. Existem diversos modelos com tamanho, corte, textura e a cor que certamente irá se enquadrar com seu perfil. Perucas de cabelo natural ou sintético. Escolha qualquer uma!

Perucas personalizadas

Falando sobre o assunto perucas para quimioterapia, a JakBell oferece um serviço de personalização de acessórios a partir do próprio cabelo do cliente que esteja passando por um câncer. Para isso, é preciso cortar o cabelo antes da químio começar a fazer efeito, para que a peruca seja confecionada sem grandes problemas, caso contrário o cabelo pode embolar e o processo não dar certo. Também é preciso estar atento quanto a quantidade de cabelo de cada pessoa, pois se ele for muito ralo, será preciso contar com um banco de cabelos de apoio para complementar o acessório.

Queda de cabelo: conheças as principais causas endócrinas

Vantagens da peruca de cabelo natural:

1 – Pode ser personalizada (corte, tintura, química)
2 – Touca sob medida ou de tamanho único, elástica e completamente ajustável
3 – Peruca que pode ser costurada ou parcialmente implantada
4 – Confeccionada com cabelo humano brasileiro ou com o próprio cabelo do cliente
5 – Longa durabilidade

*Pronta entrega ou por encomenda (15 a 20 dias) na JakBell.

Vantagens da peruca de cabelo sintético:

1 – Touca de tamanho único elástica e bem ajustável
2 – Confeccionada com fios sintéticos de alta qualidade
3 – Cortes e cores completamente estilizados e modernos
4 – Preço mais acessível em relação a de cabelo natural
5 – Ótima para curtos períodos de tratamento

*Pronta entrega na JakBell.

Perucas de cabelo natural, sintético ou processado? Qual escolher?

Ainda pensando nas diversas mulheres que sofrem com os efeitos da quimioterapia, a JakBell também desenvolveu uma prótese/peruca, chamada de Prótese Capilar Híbrida ou Front Lace Híbrida, que oferece a opção de um acessório ainda mais natural e resistente, não necessitando da colagem a partir de colas ou fitas, mas com a possibilidade de uma fixação a partir de elásticos e presilhas, ou, se preferir, até mesmo colada quando já não houver mais cabelo. Ela é ideal para quem possui um estilo de vida mais ativo, que gosta de praticar esportes e outras atividades no dia a dia. No entanto, para atividades deste tipo é aconselhável a colagem no couro cabeludo para uma melhor fixação e sensação de segurança.

Vantagens Prótese Capilar Front Lace Híbrida:

1 – A confecção favorece a imitação completa do couro cabeludo
2 – Feita com cabelos humanos de qualidade
3 – Ajuste elástico, que se adapta na cabeça sem precisar colar ou com a colagem a partir de adesivos ou colas hipoalergênicos
4 – Leve e natural, permitindo uma vida completamente ativa e saudável

*Pronta entrega ou sob consulta na JakBell.

Conheça os benefícios da prótese capilar híbrida

Além das perucas, muitas mulheres gostam de apostar nos estilosos lenços para cabeça, que acompanham qualquer tipo de look. Uma grande parceira da JakBell e que atua no ramo da confecção de lenços para mulheres em quimioterapia é a Leva, empresa carioca que se tornou referência no segmento e hoje é seguida por milhões nas redes sociais.

Leva anuncia a venda de seus produtos na loja da Jakbell, em Copacabana

Você pode adquirir os melhores modelos de lenços Leva na loja física da JakBell, em Copacabana, ou encomendar pelo site. Os produtos possuem pronta entrega.

Ajude o seu cabelo voltar a crescer!

E quem já terminou todas as sessões da químio também pode contar com uma ajudinha para fazer o cabelo voltar a crescer muito mais rápido e com maior força, visto que mesmo ao final do tratamento o fio pode demorar a crescer novamente. E pensando nisso, a Tricomed dispõe de terapias capilares eficazes para poder ajudar o seu cabelo a crescer mais rapidamente. E com ele forte e saudável, é possível até mesmo apelar para a ajuda de mega hairs.

Faça uma avaliação do seu caso com um de nossos especialistas da Tricomed após o término da sua quimio e ajude o seu cabelo a crescer outra vez. Av. Nª Srª de Copacabana, 731, Rio de Janeiro – RJ. Telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, chame pelas nossas redes sociais (FacebookInstagram) ou pelo nosso site.