menu

Tipos de fita adesiva capilar: como escolher?

18/04/2019 - Por: Redação JakBell

A fita adesiva é um dos produtos mais procurados por mulheres, homens e profissionais na hora de fixar acessórios como a prótese capilar, mega hair ou até mesmo perucas. Elas podem ser adquiridas em vários tamanhos, ter dupla face, apresentar alguma coloração ou ser um tipo de fita adesiva transparente. No entanto, é preciso saber que cada fita possui um uso mais adequado e direcionado para que a fixação e a sensação de segurança possa acontecer de fato. Então, como saber?

Vale lembrar que todas as fitas são ideais para pessoas que querem levar uma vida sem restrições, com total segurança e despreocupação. Com ela, é possível nadar, praticar exercícios, tomar banho, fazer academia, entre outras atividades. Mas, nem sempre o que funciona para uma pessoa é a solução para outra, já que somos diferentes. A oleosidade da pele, o local em que vivemos (temperatura, umidade), a quantidade de vezes em que lavamos a cabeça por semana, tudo isso influencia na fixação, além da própria tela da prótese.

Existem alguns tipos de fitas adesivas que são ótimas para a fixação da prótese capilar masculina ou feminina. No caso dos homens, a prótese mais procurada é a parcial (toupee), que cobre uma região específica da cabeça, já a mulherada costuma fazer uso da Full Lace, que é um tipo de prótese capilar inteira, porém existem outras opções. E ambos os casos, tanto nos acessórios masculinos ou femininos, o uso da fita adesiva é bastante recomendado para uma melhor fixação e utilização do mesmo.

Prótese capilar: como escolher e colocar o acessório

Classificação das fitas adesivas

Primeiramente, as fitas adesivas podem ser classificadas da seguinte forma em relação à fixação da prótese capilar:

Uso Diário (1 a 5 dias): Indicada para usuários que realizam a remoção da peça diariamente ou em poucos dias. Elas são menos residuais e mais densas que outros tipos de adesivos. Exemplo: 1522 Clear.

Uso Extensivo (1 a 2 semanas): São usadas por pessoas que não precisam reaplicar ou trocar o adesivo diariamente, mas que desejam também um uso mais frequente. Exemplo: German Brown e Pro-Flex II.

Uso Permanente (2 a 4 semanas): Dependendo da temperatura, umidade e oleosidade do couro cabeludo, pode ser usada por este período, mas é recomendado o uso dentro de mais ou menos 15 dias. Exemplo: Ultra Hold, Lace Front, No-Shine, Extenda Bond, Easy Green.

Fita 1522 Clear

Uma das fitas mais requisitadas para uso diário é a 1522 Clear – normalmente vendida em um rolo de 1,9 cm de largura por 2,7m de comprimento –, que possui pouco tempo de fixação (mais para uso diário) e não deixa tantos resíduos. Costuma ser usada em acessórios como prótese capilar masculina ou feminina, que tenham um acabamento de silicone, pois não possui aderência em telas lace. Não é recomendada para a aplicação do Mega Hair Adesivado. É um tipo de fita recomendada para quem tem pele sensível, considerada top hipoalergênica pelo fornecedor.

German Brown, a fita branca

Ela faz parte de um seleto grupo de fitas adesivas não transparentes. Na verdade, a German Brown possui uma cor branca, feito um esparadrapo. Muitas pessoas que costumam fazer a manutenção por conta própria, e que possuem certa dificuldade no manuseio da transparente, gostam deste produto, pois além de tudo, possui uma rápida fixação na prótese.

E como ela não é transparente, não é muito recomendada para Lace, pois há o risco dela aparecer, além de não ter boa fixação, sendo recomendada para superfícies de silicone. Em casos de próteses com diferentes telas, como base de poliuretano e lace front, por exemplo, você pode combiná-la com um outro produto e usar na linha frontal uma fita transparente, como a Pro-Flex II.

A German Brown é considerada outra referência no uso de próteses capilares (telas de silicone, poliuretano) e está em circulação no mercado há muitos anos. Seu tempo de uso recomendado é em torno de 1 a 2 semanas. Costuma ser vendida em um rolo de 1,9 cm de largura por 2,7m de comprimento.

Fita Pro-Flex

A fita Pro-Flex II é bem flexível, indicada para telas de rede, poliuretano, micropele, entre outras. Possui um período de fixação em torno de 1 a 2 semanas. É um tipo de fita recomendada para quem tem pele sensível, considerada top hipoalergênica pelo fornecedor. É vendida em um rolo de 1,3 cm de largura por 2,7m de comprimento.

Fita adesiva Ultra Hold

E quando o assunto é sobre fitas para prótese capilar, temos a Ultra Hold, que é a mais utilizada mundialmente para a fixação deste tipo de acessório, sendo também a mais procurada nos Estados Unidos. Costuma ser excelente para telas de Micropele, Tela Lace (Full e Front), Tela HD e Monofilamentada.

A Ultra Hold oferece uma forte fixação, é considerada a mais seca dentre as opções, proporciona ao usuário muita segurança e uma durabilidade que pode ser superior a 2 semanas. Em relação às pessoas que fazem uso da prótese capilar em micropele mais fina, é preciso somente tomar cuidado na hora de remover a fita, pois como ela é de alta fixação, se removida a seco, pode danificar a tela. Então, tenha sempre em mãos um removedor adequado. Falaremos disso mais adiante.

Ela é vendida em um rolo de 1,9 cm de largura, mas pode apresentar diferentes opções de comprimento (2,7 m, 11 m, 33 m), além do modelo curvo CC, muito prático, pois já vem cortada e seu formato arredondado facilita o contorno da prótese.

Fita adesiva Lace Front

A Lace Front, também conhecida como fita azul, é uma excelente opção para a fixação de próteses capilares (telas Full, Front Lace, Silk Top, Tela Monofilamentada, Micropele e Tela HD) e perucas. Possui uma média de duração que pode ser superior a 2 semanas. Aqui no Brasil, é a fita mais vendida para prótese capilar. Se você é profissional, é uma ótima opção, pois se adequa à todas as telas, além de também poder ser usada para Mega Hair.

É vendida em um rolos de 1,9 cm de largura, por 2,7m, 11m, 33m de comprimento. Tem opção também da versão mais fina de 1,3 cm de largura por 2,7m de comprimento, além do modelo curvo CC, muito prático, pois já vem cortado e seu formato arredondado facilita o contorno da prótese.

No-Shine (a fita adesiva sem brilho)

Muita gente, na hora de procurar uma fita adesiva dupla face e transparente, prefere ir atrás de produtos de pouco brilho. Pois bem, neste segmento a No-Shine é uma das melhores opções do mercado.

Como próprio nome diz, ‘No Shine’ (sem brilho), esta fita que também é excelente para fixação de próteses capilares (Lace e Micropele), dispõe de uma ótima sensação de segurança ao aplicá-la sobre a tela do acessório, e é quase imperceptível a olho nu devido ao seu efeito mais fosco.

É um produto de forte aderência, resistente à água e também possui um tempo de duração que pode ser superior a 2 semanas. Uma ótima aquisição para o uso permanente. A No-Shine também é outro tipo de fita recomendada para quem tem pele sensível, considerada top hipoalergênica pelo fornecedor.

Vendida em um rolo de 1,9 cm de largura, por 2,7m de comprimento, além do modelo curvo CC, muito prático, pois já vem cortado e seu formato arredondado facilita o contorno da prótese.

Fita Easy Green

Já a Easy Green, lançamento mais recente da marca Walker Tape, é indicada para um uso mais permanente (podendo ser superior a 2 semanas). Considerada fácil de trabalhar e de efetuar a limpeza, este produto possui um tipo de acabamento mais fosco (pouco menos que a No-Shine), proporcionando mais naturalidade nas próteses capilares. É vendida em um rolo de 1,3 cm de largura por 2,7m de comprimento.

Entenda Bond Plus (Air Flex)

E ainda sobre fitas com excelente tempo de duração, temos a dupla face Extend-Bond Plus, também conhecida como fita furadinha, é considerada uma das opções com maior durabilidade da marca Walker Tape (podendo ser superior a 2 semanas). Ótima para a fixação de próteses capilares (telas rede, micropele, Full Lace etc), possui dupla face (transparente) e um efeito visual fosco (sem brilho), com furos em sua superfície que garantem mais conforto para seus usuários.

A Extend-Bond é vendida de forma individual no tamanho 29,8 x 3,7 cm, e se cortada ao meio, é possível ter duas tiras de 29,8 x 1,85 cm por unidade (a fita já vem com um corte no meio).

Outros tipos de fita: Base Tape (de face única)

A Base Tape é um tipo de fita que não possui dupla face, ou seja, foi projetada para ser um único adesivo. É um produto de face única a ser usado entre a unidade e a fita de dois lados mais agressiva. Isso possibilita que você use o produto mais forte em uma unidade delicada. É semi-flexível, rasga facilmente à mão e possui um acabamento sem brilho. Sua durabilidade é inferior à das outras fitas. Vendida em um rolo de 2,5 cm de largura por 2,7m de comprimento.

Fita adesiva para Mega Hair

Na hora de escolher o adesivo para colocar o seu Mega Hair de fita adesiva ou nanopele, saiba que existem muitas opções que se diferem quando falamos de durabilidade, tamanho, disponibilidade (rolo ou cartelas) e composição, o que pode tornar o aplique um pouco menos flexível.

Todavia, como no caso das próteses capilares, também temos uma queridinha para a composição do Mega Hair adesivado, sim nós temos! Sem dúvidas, a que melhor se adapta na maior parte das telas de Mega Hair existentes no mercado, é a Lace Front.

Em relação à fixação deste tipo de aplique, a Lace Front, ou como popularmente é conhecida “a fita azul”, é um produto de excelente fixação e que foi criado inicialmente para o uso em acessórios de mesmo nome. No entanto, algum tempo depois, muitos profissionais começaram a usar a fita para o Mega Hair, o que acabou influenciando posteriormente na criação de uma versão própria para o aplique, a Lace Front Hair Extension.

Outras fitas usadas para prótese capilar também podem ser aproveitadas para Mega Hair, mas como existem diferentes tipos de bases de mega adesivado, é difícil caracterizar qual possui melhor durabilidade, pois irá depender da superfície de aderência, da oleosidade do cabelo da pessoa, de quanto em quanto tempo o cabelo é lavado, a forma de pentear, além da manutenção que precisa ser bem feita, retirando todos os resíduos. Mas, pela nossa experiência, a mais recomendada é sem dúvidas a Lace Front, com durabilidade de até 2 meses.

Ela pode ser encontrada em diversas larguras e você pode procurar na largura do seu próprio aplique ou, se necessário, comprar a mais larga e cortar o excedente.

Mega hair de fita adesiva: Conheça tudo sobre ele

Vendida em rolos de:

1,3 cm de largura por 2,7m ou 11m de comprimento.
1,9 cm de largura, podendo ter diferentes opções de comprimento por 2,7m, 11m, 33m.
0,8 cm de largura x 6 Jardas ( 5,48 metros ) comprimento.
1,2 cm de largura pré cortada ao meio formando duas fitas de 0,6 cm de largura 6 Jardas (5,4 metros) de comprimento – Obs : A fita vem com um pré corte que transforma 2,7 metros em 5,4 m de comprimento.

Como retirar a fita adesiva sem estragá-la?

Como falamos acima, na hora de retirar a fita adesiva da sua prótese capilar, peruca ou mega hair, não o faça de maneira abrupta ou sem prestar a atenção, pois normalmente elas possuem uma fixação bastante forte, e isso pode acabar prejudicando o seu próprio cabelo ou até mesmo irritar o couro cabeludo, além de danificar a peça. A dica para esses casos é: tenha um removedor próprio para fita (clique aqui).

Existem dois tipos de removedores, os não oleosos e os que possuem uma certa oleosidade em sua composição. Vale dizer que ambos são eficazes, porém o oleoso costuma deixar um certo resíduo no cabelo e também na fita adesiva, o que acaba fazendo com que você tenha de lavar o produto antes da recolocação, já que o óleo remanescente pode prejudicar na fixação mais para frente.

Preste atenção na hora da compra do removedor

Já dentre os removedores não oleosos, existem aqueles com e “sem acetona”. É bom lembrar que o uso em excesso da acetona pode acabar ressecando o cabelo, por isso é importante ficar de olho na hora de ir atrás do seu. Os produtos comercializados que se dizem “sem acetona”, na verdade, não é que não exista o componente no produto, mas que ele encontra-se em uma quantidade bem mínima permitida pela Anvisa, ou seja, não danifica a saúde capilar.

E já que estamos falando sobre removedores de fitas, prefira também aqueles que possuem algum tipo de óleo natural em sua composição. Muitos desses produtos são enriquecidos com óleo de amêndoas, argan e outros componentes benéficos para o cabelo.

Importante! Faça um teste antes do uso

Antes de tudo é muito importante que você faça um teste de pele para saber se o produto não irá afetar a sua saúde. Mesmo sabendo que a grande maioria dos produtos comercializados, tanto fitas quanto removedores, são testados dermatologicamente e portanto livres de componentes abusivos, é válido recordar que também existem diversos tipos de pele e, por conta disso, é recomendado que você faça um teste para garantir que qualquer um desses produtos não deva irritar você. Como?

Coloque uma pequena quantidade de cola/ fita /removedor em uma área de pele sensível (parte interior do braço, atrás da orelha ou no couro cabeludo se possível), ponha um band-aid sobre o adesivo/ fita /removedor e passe uma noite com o mesmo.

Remova o band-aid no dia seguinte e verifique qualquer reação. Se houver alguma vermelhidão ou irritação, não use esse produto. Além disso, verifique se a fita não se soltou da pele. Isso é raro, mas alguns produtos não aderem à determinadas superfícies.

Como faço para comprar uma fita adesiva?

Comprar a sua fita adesiva ficou muito mais fácil! Na JakBell, você encontra as melhores fitas adesivas para todos os tipos de acessórios capilares. Visite a nossa página ou entre em contato conosco através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou nas redes sociais (FacebookInstagram). Entregas para todo o Brasil.