menu

Tipos de rostos e modelos de cortes de cabelo feminino

06/05/2019 - Por: Redação JakBell

Renovar o visual é algo verdadeiramente transformador para muitas mulheres, principalmente quando falamos de cabelos. O ditado “o cabelo é a moldura do rosto” nunca se mostrou tão verdadeiro quanto no momento em que você resolve ir adiante e realizar a mudança nas madeixas, afinal, nem todo tipo de corte, coloração, extensão ou acessório irá combinar perfeitamente com o seu rosto.

Para isso, é importante entender antes, qual tipo de corte/penteado irá performar melhor em você, e isso vale também para pessoas que fazem uso de perucas, próteses capilares ou até mesmo um aplique de cabelo. Nos dois primeiros acessórios, principalmente na primeira compra, a opinião de um profissional costuma ajudar a tirar muitas dúvidas.

Os diversos tipos de rostos femininos

Como você provavelmente já sabe, existem rostos de diversos formatos, sendo que cada um deles pede por um tipo de corte diferente, que deverá beneficiar ainda mais o visual como um todo, escondendo as imperfeições e beneficiando as melhores partes. Existem faces do tipo arredondadas, quadradas, oval, triangular etc. Então, qual seria a melhor opção de corte para cada uma delas?

Tipos de rosto feminino.

Cortes de cabelo para rosto redondo

Geralmente em mulheres com um rosto mais redondo, que é uma face com formas suaves, queixo pontudo, bochechas largas e maçãs sem muita definição, é importante marcar bem os ângulos para criar uma certa ilusão de um rosto mais fino.

É um formato que necessita de um tipo de corte que não ofereça tanto volume, pois algo assim poderia acentuar ainda mais o arredondado. Portanto, se esse não for o seu objetivo, é melhor ficar longe do volume. A dica é focar nas laterais, que irão ajudar a alongar o rosto e uniformizar a linha do queixo.

Corte feminino para rosto redondo (foto: reprodução Instagram).

E por falar em queixo, cortes que se encontram abaixo dessa área também são os melhores para faces redondas. Mas, se você tiver um cabelo mais curto, a opção é repicar para suavizar o arredondado. E se quiser apostar em uma franja, prefira as compridas e com caimento na diagonal, pois franjas retas evidenciam o formato ainda mais.

Outra boa dica para quem possui este tipo de rosto é criar um corte em camadas, que seja um pouco abaixo da linha do queixo. Cortes que possuem a parte da frente alongada, normalmente favorecem o visual em pessoas de face mais redonda.

Cortes de cabelo para rosto oval

Podemos dizer que a largura do rosto oval é a mais proporcional de todas. Não é atoa que é o formato de rosto conhecido como “universal” por profissionais da beleza em todo o mundo. Mulheres que possuem este tipo de rosto costumam brilhar usando diversos tipos de cortes, até mesmo os mais curtos, além de poderem usar e abusar das franjas.

A largura do rosto oval é equivalente a dois terços do seu comprimento. A testa em geral é mais redonda, tal como as linhas do queixo e maçãs do rosto. Cortes perfilados (repicados na parte da frente somente) a partir da linha do queixo oferecem mais suavidade e leveza ao visual. Também é possível apostar em camadas neste mesmo esquema.

Corte feminino para rosto oval (foto: reprodução Instagram).

Em relação às franjas, como já falamos, é possível abusar delas. Franjas retas ou laterais (diagonal), longas, médias ou curtas são muito bem-vindas. Na verdade, quem possui um rosto do tipo oval pode ir sem medo e arriscar para ser feliz. Apenas é aconselhado passar longe de cortes muito retos. Conversar com um profissional para ajustar a melhor ideia é um boa dica nessa hora.

Cortes de cabelo para rosto quadrado

O rosto quadrado é caracterizado por uma face mais larga e o queixo com pouca definição, além de contornos retos. Neste caso, para poder dar mais suavidade à mandíbula, recomendamos o uso de um cabelo com comprimento de médio a longo, e se tiver cachos, melhor ainda.

Apostar no uso de cabelos até os ombros ou até mesmo mais compridos pode ser uma opção. Mas, se o seu for curto, é a hora de pesquisar algum aplique para suprir esta falta. Um Mega Hair ou até mesmo um aplique Flip In Hair podem ser boas opções para dar aquela acrescida às pontas.

Mega hair de fita adesiva: Conheça tudo sobre ele

Corte feminino para rosto quadrado (foto: reprodução Instagram).

Também existe a opção de apostar em cortes em camadas com riscas laterais, pois contribuem para suavizar as linhas do rosto. Já as franjas, elas podem ajudar, mas prefira aquelas mais leves. Uma franja lateral ou até mesmo dividia ao meio pode contribuir para oferecer aquele ar mais delicado à face.

Como os rostos quadrados possuem ângulos retos e maçãs salientes, cortes um pouco mais descomplicados e desestruturados, com linhas assimétricas e um certo volume, podem valorizar e muito o visual.

Cortes de cabelo para rosto retangular

O rosto retangular pode ser considerado um espécie de variação do quadrado, porém um pouco mais largo. Possui um formato alongado e estreito, sendo mais quadrado no couro cabeludo, mandíbula e queixo. Pode lembrar um rosto longo, só que em um formato quadrado. A mandíbula reta e a face têm a mesma largura, porém mais espaçada.

Corte feminino para rosto retangular (foto: reprodução Instagram).

Como a grande vantagem deste tipo de face é encurtar visualmente o rosto, os cortes com volume precisam ser feitos para os lados, ou seja, nada de fios alongados na vertical. Em relação às franjas, se for usar alguma, prefira as laterais, pois qualquer outra irá tornar o rosto ainda mais quadrado.

Cortes de cabelo para rosto triangular

O rosto triangular possui uma testa mais estreita, mandíbula e maçãs do rosto bem evidentes. Para poder valorizar este tipo de face, você pode optar por cortes médios que ofereçam bastante movimento às pontas. Os fios assimétricos podem render um certo charme e equilibrar o formato do rosto. Um corte desfiado e um pouco de volume também contribuem para suavizar a região do queixo.

O comprimento pode ser longo, médio ou curto, porém atente para os cortes assimétricos. Nos cabelos mais curtos, a sugestão é incluir uma franja mais longa e desfiada na parte da frente. Elas irão ajudar a dar mais equilíbrio ao conjunto do rosto. Também é bom evitar opções muito “pesadas”, pois podem prejudicar o visual.

Corte feminino para rosto triangular (foto: reprodução Instagram).

É bom evitar também fios retos se o seu cabelo for do tipo cacheado ou crespo. Seguir as regras do visagismo pode ajudar a escolher um corte tecnicamente mais adequado a você. Mas, é importante validar que quem deve se sentir bem é você, ou seja, experimente e escolha a sua melhor opção.

Cortes de cabelo para rosto triangular invertido

O rosto do tipo triângulo invertido é o que se parece com um triângulo de ponta cabeça, com a testa mais larga que segue se estreitando até o maxilar superior, e o queixo sendo normalmente pontudo.

Para rostos deste tipo, uma ótima pedida é realizar um corte na altura do ombro com algumas camadas (liso ou com ondas), com a intenção de gerar um volume nas laterais. O comprimento funcional pode ser o médio desfiado na altura das maçãs do rosto, que irá garantir mais movimento às madeixas sem torná-las muito volumosas. Dessa forma, a face ficará mais harmônica e proporcional.

Corte feminino para rosto triangular invertido (foto: reprodução Instagram).

A franja também é uma aliada para pessoas com faces em formato de triângulo invertido. Cortes com franjas desfiadas e retas são excelentes, pois disfarçam a testa larga, que normalmente é o lugar de destaque. A franja reta ajuda a harmonizar também.

Cortes de cabelo para rosto coração

Mulheres com o rosto nesse formato precisam evitar penteados com muito volume na parte alta da cabeça e focar no volume lateral, já que as características do mesmo são as bochechas protuberantes e um queixo mais fino e marcado, o que caracteriza o formato de “coração”.

Tente realizar cortes com camadas marcadas e ficar longe de franjas e outros penteados repartidos ao meio, já que a intenção é esconder o formato do rosto. O tipo “coração” também é ótimo para tranças, mechas e coques.

Corte feminino para rosto coração (foto: reprodução Instagram).

Os coques ou rabos de cavalo são boas pedidas, assim como penteados semi-presos que ofereçam mais volume na lateral (opção pode ser tranças finas). É bom evitar uma risca lateral evidente, pois isso irá realçar ainda mais a testa. Ao invés disso, prefira algo central ou apenas um pouco na lateral. Um cabelo solto em camadas e a parte longa voltadas para dentro a partir da metade do rosto, beneficia a harmonização da face.

Cortes de cabelo para rosto longo

Mulheres de rosto alongado possuem as extremidades da face arredondadas, porém a largura é menor que o comprimento do rosto. A face longa tem aproximadamente a mesma medida entre a largura da testa e dos maxilares, inferior e superior. Existe a opção de fazer uso de um cabelo mais comprido e corte assimétrico, para que o mesmo não tenha tanto volume e de certa forma possa cobrir o rosto também.

Evitar cortes com franja reta na altura da sobrancelha é um ótimo conselho. A invés disso, você pode optar por uma franja na linha da boca ou nariz, que poderá trazer mais suavidade à face. Já os cortes com uma base mais reta são uma excelente pedida, pois oferecem um aspecto mais pesado para o rosto longo, dando a impressão de que ele nem é tão esticado quanto parece.

Corte feminino para rosto longo (foto: reprodução Instagram).

E quem possui um rosto longo, é bom ficar longe de cortes mais curtos. Invista em opções como chanel, long bob ou um aplique. Faça uma combinação com uma franja na lateral, que é considerada opção “perfeita” para pessoas de rosto alongado. Fios com pontas repicadas e franja longa são boas opções para um visual mais moderno. E para quem possui cachos, um corte longo com a frente mais curta, ajuda a fornecer um aspecto mais natural.

Cortes de cabelo para rosto diamante

O rosto com formato diamante possui uma mandíbula pequena, maçãs do rosto protuberantes e a testa menor. É um formato parecido com o do triângulo invertido, já que os melhores cortes realizados em um tipo, podem perfeitamente funcionar para o outro.

Ter um corte que componha um maior volume lateral aos cabelos é a principal opção para mulheres com rosto diamante. A intenção é que o volume ajustado ajude a disfarçar o queixo, as maçãs do rosto e a testa menor. E nesta mesma pegada, ter algo feito em camadas também pode ajudar na hora de harmonizar a face.

Corte feminino para rosto diamante (foto: reprodução Instagram).

Cortes em formatos long bob são ótimos para disfarçar algumas partes salientes do rosto feminino. Ou seja, na dúvida, você pode apostar nele que não tem erro. O repicado, por mais que seja conhecido por retirar o volume capilar, pode proporcionar aquele “cabelo esvoaçante”, disfarçando as maçãs saltadas. Converse com um especialista em visagismo, ele irá ajudar a entender um pouco mais o seu perfil. Cortes com franjas retas e desfiadas também contribuem para disfarçar a testa e as maçãs salientes.

As mulheres que possuem faces no formato diamante, e que desejam obter um corte mais curto, precisam optar por algo minimamente na altura do queixo. Deixar as madeixas menores do que isso poderia evidenciar as bochechas, ou seja, é bom evitar.

Famosos que usam prótese capilar

Nós podemos lhe ajudar!

Se você ainda ficou na dúvida e quer entender um pouco mais sobre este assunto, na JakBell temos alguns serviços e profissionais qualificados que poderão lhe auxiliar na melhor escolha do seu corte ou acessório capilar, e ainda com a possibilidade de customização de várias peças ao seu próprio estilo. Visite a nossa página ou entre em contato conosco através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou nas redes sociais (FacebookInstagram). Av. Nª Srª de Copacabana, 731, Rio de Janeiro – RJ.

*As personalidades que aparecem nesta matéria, não fizeram uso dos produtos ou serviços Jakbell e de, maneira alguma, manifestaram conhecimento ou juízo da marca.