menu

Conheça as vantagens do cabelo humano e cabelo processado

29/01/2018 - Por: Redação JakBell

Para cada tipo de cabelo existe um tipo de processo de criação. No mercado de confecção de perucas, próteses e reposição capilar, os que sempre aparecem como os grandes queridinhos dos clientes nos salões, são as opções de cabelo processado e cabelo humano ou natural. Mas qual seria a vantagem de cada um deles? Saiba agora mesmo!

Como é feita a produção dos cabelos processados ?

Durante a confecção de próteses e perucas, cada solução utilizada, cada tipo de cabelo ou fibra, possui suas vantagens e desvantagens. Os cabelos processados são aqueles que não possuem cutícula, ou seja, é eliminada a escama externa do fio. Esta escama é “retirada” para o cabelo não embolar, pois os fios precisam estar na mesma direção para que o cabelo tenha facilidade de se pentear após a confecção da prótese, peruca ou aplique.

Devemos falar que uma desvantagem do cabelo processado é que a mudança de cor fica completamente comprometida, e em alguns casos, até o corte também pode sofrer uma alteração.

A vantagem do cabelo processado

Hélcio Fiszpan, consultor em reposição capilar e sócio do Studio JakBell, explica: “Este cuidado com o processo de confecção demanda uma técnica aprimorada, que transcorre desde a compra do cabelo, passando pela armazenagem e por fim a produção em si, com a implantação dos fios nas telas das perucas.” Os cabelos processados favorecem a flexibilidade do penteado e é mais indicado para as próteses mais curtas.

O melhor tipo de cabelo natural

Já os cabelos naturais humanos são valorizados quando confeccionados para utilizar em apliques e perucas médias para longas. Hoje encontram-se no mercado os cabelos humanos de procedência indiana e os nacionais, sendo comumente mais refinados e sedosos que os semelhantes asiáticos.

Por que os cabelos humanos duram mais ?

Os cabelos humanos virgens têm a característica de ter sua raiz mais escura que as pontas, por causa do efeito do sol no desenvolver do crescimento do mesmo. Isto indica que não foram tingidos, mantendo assim a sua propriedade natural, proporcionando o mais belo dos trabalhos de confecção de uma peruca.

Já que nas perucas e próteses não existem glândulas sebáceas como em nosso couro cabeludo, o que proporciona a hidratação natural do fio, o cabelo que não passou por processo químico, se mantém por muito mais tempo e com um aspecto melhor. É o caso inverso dos cabelos processados, que passaram por um tratamento químico forte para a retirada das cutículas, e tem em sua textura e aparência um aspecto inferior.