menu

Próteses Capilares

A mais moderna solução capilar para homens e mulheres

Confira as nossas opções

Próteses Capilares

O que é uma prótese capilar?

A prótese capilar é a solução ideal para quem possui queda de cabelo, cabelos finos ou ralos e deseja resolver isso de maneira rápida e eficiente. Ela possui ainda um efeito prolongado, além de um preço mais acessível em comparação com o transplante capilar, por exemplo. E você ainda tem a opção de adquirir uma prótese masculina ou feminina, full lace, prótese híbrida, de cabelo natural ou processado, além das opções inteira ou parcial.

Normalmente sua base é feita a partir de um material que imita o couro cabeludo, podendo ser monofilamentada, de poliuretano, silicone, skin, micropele etc. A prótese tem a função de ajudar a cobrir as partes calvas da cabeça da pessoa, ou seja, é aplicada em áreas onde existe uma certa deficiência dos folículos capilares.

Em sua composição, os fios de cabelos são colocados um a um em um dos tipos de telas mencionadas acima, que por sua vez, irão funcionar como uma espécie de pele humana. Após todo o trabalho de confecção da prótese realizado, a base, ou a tela, é colada diretamente na cabeça da pessoa, podendo ser utilizada por um longo período, resguardando todas as manutenções necessárias.

Para a elaboração de uma prótese capilar é preciso delimitar a área e a concavidade da cabeça, avaliar o melhor método de fixação, além de realizar a seleção dos cabelos para depois iniciar a etapa de confecção, que é feita a partir da tecelagem, fio a fio, e que deve estar de acordo com a direção do crescimento dos cabelos do cliente.

O Studio Jakbell trabalha com uma grande variedade de bases onde são implantados todos os tipos de cabelos: monofilamento, Lace, Thermo Tule, Skin e Poly. E você só irá precisar escolher o modelo que mais lhe agradar e criar a sua prótese, de acordo com as suas necessidades.

A prótese capilar fica realmente natural?

Sobre este assunto é importante dizer que tudo isso irá depender exclusivamente do tipo de material utilizado para a confecção da prótese e a maneira como ela foi colocada. Por isso, antes de comprar o produto, certifique-se de que o material é de boa qualidade. Se puder, faça uma avaliação com um profissional do ramo, ele saberá identificar um bom material.

Quanto ao processo de colagem da prótese, procure ver fotos de outros clientes que tenham utilizado a peça, se você for realizar a aplicação em um salão ou estúdio profissional, pergunte pelo portfólio do lugar. As redes sociais geralmente são um bom termômetro para isso.

Portanto, se todos esses pontos forem vistos com cautela, incluindo estilo de corte, visagismo etc, você pode ter a certeza de que a sua prótese capilar irá ficar perfeitamente natural. E ainda podemos dizer que com o tempo, o usuário acaba pegando o “jeito” do cabelo, aprendendo como usar a prótese, para que lado pentear, como tocar nas mechas etc.

Quais são os tipos de próteses capilares que existem no mercado?

Uma prótese capilar pode ser feita de cabelo natural/humano ou de cabelo processado. As de cabelo natural costumam ser mais duradouras e conseguem adquirir uma aparência mais uniforme na pessoa. Já as de cabelo processado possuem a vantagem de um custo-benefício um pouco melhor, porém a qualidade não é a mesma de um cabelo sem química.

Como já falamos, ela pode ser personalizada ou pré-fabricada, além de ser uma opção para homens e mulheres. Dentre os produtos pré-fabricados mais comuns, existem as próteses que realizam a cobertura apenas do topo da cabeça, muito utilizada por homens (prótese capilar masculina), cuja calvície está concentrada em um único lugar. Essas próteses são chamadas de toupee. Já dentre as que realizam a cobertura de todo o couro cabeludo, a mais comum é a Full Lace, muito querida e procurada por mulheres de todas as idades.   

Prótese Híbrida

Pensando em melhorar o desempenho e o uso das próteses capilares, a Jakbell desenvolveu de maneira exclusiva a prótese capilar híbrida (ou Full Lace Híbrida), uma prótese inteira, que tem a opção de ser colada ou usada como uma peruca. Ou seja, muito mais praticidade para o seu dia a dia.

Como é feita a base da prótese capilar?

A base da prótese, ou a parte que é colada diretamente na cabeça da pessoa, normalmente pode ser feita de telas silicone, skin, poliuretano, lace, monofilamentadas ou micropele. Na Jakbell também existe a opção da confecção de uma prótese que possua a composição de mais de uma tela em uma mesma base.

As bases das próteses são feitas de um material que imita o couro cabeludo, uma trama com um tule muito finou, um silicone que imita a pele humana entre outros materiais. O material utilizado na confecção da base da prótese é importante para fazer com que a pele possa respirar durante o uso. Algumas telas possuem pequenos espaços onde o usuário pode unificar o seu próprio cabelo juntamente com o do acessório, oferecendo um visual ainda mais uniforme e natural.

Em relação às telas, elas podem ser criadas a partir de um silicone, tule, entre outras opções, que oferecem uma cor transparente ou que possa se assemelhar ao da pele da pessoa. Já a parte superior da prótese, que é onde fica o topo da cabeça, é o local mais resistente do acessório capilar, ele protege os fios e oferece uma camuflagem perfeita na hora do penteado, ou seja, irá parecer que é o seu próprio couro cabeludo.

Já nos limites da prótese, as bordas propriamente ditas, são os locais mais suaves do produto. É bastante comum alguns modelos oferecerem um tipo de acabamento mais sofisticado, que dão a ilusão de fios menores, mais curtos, os chamados baby hairs. Alguns modelos deste tipo podem ser os franceses (bom acabamento e durabilidade) e o modelo suiço (mais fino e ainda mais fácil de realizar o disfarce).

A prótese feita de micropele (polyskin/thin skin) é confeccionada a partir de uma película transparente e bem fina, feita de poliuretano ou silicone. A micropele normalmente costuma ser o material mais forte e resistente de todos, mais que as telas inclusive, e proporciona uma durabilidade e fixação ainda maior.  As próteses parciais geralmente costumam ser confeccionadas a partir de um material de micropele. Já a monofilamentada pode ser recortada sem se desfazer, se adaptando de acordo com a medida da calvície da pessoa, sem precisar raspar uma área maior de cabelo, por exemplo.

Quais os tamanhos disponíveis e quanto tempo dura uma peça?

A prótese capilar não possui um tamanho específico. Isso acontece porque normalmente o especialista realiza um molde da sua cabeça, seja para uma prótese masculina ou feminina, e, após isso, é realizada a confecção da sua prótese individual. Existem também as opções pré-fabricadas, que seguem um modelo padrão.

Já em relação ao período de duração de uma prótese capilar, isso vai depender de como ela foi feita, material, tipo de cabelo etc. Normalmente o tempo de durabilidade de uma prótese varia entre três meses a um ano, e quanto mais natural menor a durabilidade.

O uso da prótese parcial irá me deixar com um visual artificial?

Normalmente isso não acontece. É válido dizer que quando você está disposto a comprar uma prótese capilar, é preciso sempre levar em consideração a combinação do seu tipo de cabelo com o da peça. A partir do momento em que você conciliar a cor, densidade dos fios, textura e até o corte da prótese com o seu próprio cabelo, o visual acaba se tornando completamente uniforme e muito longe da aparência artificial.

Ao comprar ou receber uma prótese parcial, faça todos os ajustes posteriores em um local específico para isso (saiba como). Um profissional especializado saberá adequar todas as suas necessidades à sua prótese capilar.

O Eike Batista usa peruca?

Na verdade, o Eike Batista, após algumas tentativas de tratamento, inclusive implante, adotou a prótese capilar. Ele havia dito em um programa de televisão que fazia um tratamento para crescer cabelo, mas, na época da sua prisão, pelas imagens, ficou claro que o centro da cabeça estava sem cabelo e ele havia retirado a prótese.

Encomende a sua prótese capilar ao seu modo

Agora que você já conheceu tudo sobre o mundo das próteses capilares e já está especialista no assunto, certamente ficou muito mais fácil entender como elas funcionam e a sua importância para a melhora da autoestima na vida de uma pessoa que esteja sofrendo de queda de cabelo. Mas se ainda quiser adentrar um pouco mais por esse mundo, ou até mesmo comprar uma, ou informações sobre manutenção, entre em contato com a Jakbell através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, faça contato pelo chat do nosso site.

Encomende uma prótese capilar à sua maneira, com o seu molde, tela desejada, densidade, comprimento, cor etc. Personalizada, estilo grisalho, entre outras opções. O prazo de encomenda é de apenas 3 meses.