menu

Queda de cabelo na Quimioterapia

O que é quimioterapia e como ela funciona ?

Pacientes que sofrem de câncer normalmente precisam se submeter ao processo de quimioterapia, que é um tratamento que interfere no crescimento e na divisão da célula cancerosa. Todavia, alguns tratamentos desse tipo podem fazer com que o paciente perca os cabelos, um processo que vai acontecendo gradualmente, de acordo com o número de sessões, a partir da terceira ou quarta sessão quimioterápica mais ou menos.

A perda de cabelos na quimioterapia acontece devido o tratamento interferir tanto nas células cancerígenas, quanto em células saudáveis, principalmente nas que possuem a habilidade de multiplicação com mais rapidez, como as responsáveis pelo crescimento do cabelo.

Quais são os tipos de quimioterapia ?

Podemos considerar alguns tipos de quimioterapia atualmente. Alguns chamam de quimioterapia branca, vermelha etc. Mas podemos enquadrá-las da seguinte maneira:

Quimioterapia Adjuvante: É administrada depois da cirurgia para poder acabar com as células cancerígenas que ainda restam após o procedimento cirúrgico ou mesmo disseminadas por exames de imagem. A quimioterapia adjuvante ajuda a reduzir o risco de reincidência.

Quimioterapia Neoadjuvante: É administrada antes da realização da cirurgia para tentar diminuir o diâmetro do tumor, a fim de facilitar a retirada do tumor em uma cirurgia menos extensa. Por conta disso, ela é muito adotada para tatar tumores locais em estágios avançados.

Quimioterapia para Doença Metastática: Um tipo de químio com a opção de ser usada para tratar a doença já disseminada.

Tratamentos que também podem ser usados em combinação com as quimioterapias tradicionais:

Quimioterapia com Terapia Direcionada: É um tipo de tratamento que atua focando nos genes e alvos específicos, como também no interior da célula cancerígena, combatendo o tecido em que o câncer se encontra situado.

Quimioterapia com Terapia Hormonal: São tipos de tratamentos que realizam uma certa alteração na produção hormonal do nosso organismo. É geralmente indicado para pessoas com problemas de câncer de próstata, mama, ovário etc.

Quimioterapia com Terapia Imunoterápica: São procedimentos utilizados para poder aumentar as defesas naturais do organismo e fazer com que ele possa combater as células cancerosas.

Toda a quimioterapia faz cair o cabelo ?

A resposta é não. Na verdade tudo depende da dose e do medicamento utilizado na hora do tratamento. Existe hoje um procedimento que vem sendo estudado por especialistas de todo o mundo, que possui a função de resfriar a atuação da quimio no couro cabeludo, com o objetivo de minimizar e retardar a queda dos fios capilares.

No entanto, é sempre bom conversar com algum especialista sobre o assunto e verificar todas as possibilidades, pois a eficácia deste tipo de tratamento, pode depender e muito da idade, saúde, tipo de cabelo e o estágio do câncer na pessoa.

O meu cabelo está caindo. O que posso fazer?

Para muitos pacientes, o efeito colateral mais temido do tratamento é a queda do cabelo. Se este processo te incomoda muito, o uso de perucas ou próteses capilares pode ser a solução, assim como recomenda a ONG Instituto Oncoguia. Você não precisa mudar o seu estilo de vida por causa da perda do cabelo. Hoje, as técnicas na confecção desses produtos estão totalmente avançadas, conseguindo dar um ar de bastante naturalidade em seus usuários.

No Studio Jakbell você encontrará as respostas para os seus desejos e contará com o suporte técnico de especialistas para escolher a melhor solução para o seu caso. Possuímos uma grande variedade de modelos de perucas, próteses e turbantes (consulte nossa página) para pronta entrega, além de trabalhar sob encomenda com modelos personalizados.

Peruca de cabelo natural

1 – Podendo ser personalizada
2 – Touca sob medida ou de tamanho único, elástica e completamente ajustável
3 – Peruca que pode ser costurada ou parcialmente implantada
4 – Confeccionada com cabelo humano brasileiro ou com o próprio cabelo do cliente
5 – Longa durabilidade
6 – Pronta entrega ou por encomenda (15 a 20 dias)

Peruca de cabelo sintético

1 – Touca de tamanho único elástica e bem ajustável
2 – Confeccionada com fios sintéticos de alta qualidade
3 – Cortes e cores completamente estilizados e modernos
4 – Preço mais acessível em relação a de cabelo natural
5 – Feita para curtos períodos de tratamento
6 – Pronta entrega

Próteses capilares para a quimioterapia

Para pessoas que possuem um estilo de vida mais ativo, com a prática regular de esportes e outras atividades no seu dia a dia, recomendamos sempre o uso das próteses capilares, pois além de fornecerem um visual bastante natural, conseguem acompanhar você em qualquer momento do dia, oferecendo segurança, beleza e um sentimento de total liberdade.

Prótese capilar Full Lace

1 – Feita em tela tipo tule, favorecendo a imitação do couro cabeludo
2 – Confecção feita com cabelos humanos brasileiros ou indianos
3 – Fixação na pele com adesivos hipoalergênicos
4 – Mesmo após o crescimento do cabelo existe a possibilidade de adaptação
5 – Leve e natural, permitindo uma vida completamente ativa e saudável
6 – Pronta entrega ou sob consulta

Prótese capilar Front Lace Híbrida

1 – A confecção favorece a imitação completa do couro cabeludo
2 – Confecção com cabelos humanos de qualidade
3 – Ajuste elástico, que se adapta na cabeça sem precisar colar ou com a colagem a partir de adesivos hipoalergênicos
4 – Leve e natural, permitindo uma vida completamente ativa e saudável
5 – Pronta entrega ou sob consulta

Faça Uma Avaliação

Realize uma avaliação do seu caso com um de nossos especialistas da Tricomed, e inicie um tratamento após a sua quimioterapia para ajudar o cabelo a voltar a crescer. Centro de Tratamento e Estética Capilar Jakbell. (21) 99876-3086 (WhatsApp).