menu

As diferenças e variações do Cabelo Afro Yaki

26/02/2019 - Por: Redação JakBell

Quando falamos sobre cabelos, existe uma infinidade de universos paralelos que permeiam o assunto. São perucas, apliques, próteses, mega hair etc. E para a confecção desses acessórios, existem também cabelos de diversos tipos, cores e tamanhos, como um cabelo humano/natural, cabelo sintético, processado e os do tipo Remy e Yaki. Mas o que esses dois últimos significam?

Em relação ao Remy já falamos sobre ele aqui no blog anteriormente, no entanto, iremos deixar o link abaixo caso você queira se inteirar mais sobre o tema. Quanto ao cabelo Yaki, vamos conhecê-lo melhor agora e entender os seus tipos e diferenças.

Conheça as diferenças entre o cabelo natural, Remy Hair e a fibra sintética

Como você já deve ter reparado, os fios Remy e Yaki referem-se a tipos de cabelos utilizados na confecção de perucas, próteses, apliques etc. Falando de maneira resumida, entendemos que o Remy é identificado a partir de um cabelo natural, porém com as cutículas ainda preservadas mesmo após a química, já o Yaki difere-se por ter uma textura bem semelhante a de um fio afro-caribenho (ondulado, encaracolado) só que relaxado. Eles também podem ser ou não do tipo Remy, ou até mesmo sintéticos.

O que é o fio Yaki?

Como apresentado acima, o Yaki pode ser um tipo de cabelo virgem, Remy ou sintético. Ele geralmente tem a aparência de um cabelo crespo, porém quimicamente tratado. Costuma ser uma das variações mais requisitadas por mulheres negras para a compra de acessórios capilares. Por exemplo, em uma peruca feita de cabelo Yaki, temos o aspecto de um fio mais grosso, porém como se ele tivesse sido relaxado e não alisado do modo tradicional, sem química.

Podemos dizer que o melhor tipo de cabelo Yaki é o Remy, ou seja, de fio natural e com as cutículas todas na mesma direção (de cima pra baixo). É muito importante prestar atenção neste ponto, claro, se a sua intenção é comprar um cabelo de qualidade.

Fio Light Yaki

Lace estilo Fio Light Yaki (Foto: reprodução Instagram)

Se o fio Yaki tradicional possui a aparência lisa de um cabelo relaxado, o Light Yaki também pode ter a mesma procedência, porém com um aspecto liso um pouco mais suave, ou seja, não tem aquela impressão de um fio que acabou de passar por um relaxamento, sendo um cabelo liso “mais natural”.

Straight Yaki

Cabelos Straight Yaki (Foto: reprodução Instagram)

É o cabelo Yaki que não foi processado quimicamente, ou seja, por conta disso oferece uma aparência um pouco mais natural. Costuma ser bastante sedoso e pode ondular quando em contato com a água.

Cabelo brasileiro: saiba porque ele é tão cobiçado pelas mulheres

Silk Straight

Cabelo Silk Straight (Foto: reprodução Instagram)

É um cabelo Yaki com um fio mais reto e que costuma ser bastante sedoso e brilhante. Geralmente é o preferido de artistas para photoshoots e gravações. Pode ser comparado a um cabelo do tipo indiano, que mesmo após a lavagem ainda mantém a mesma aparência ao secar naturalmente.

Yaki Permanente Afro

Hair Perm Yaki (Foto: reprodução Instagram)

Como o próprio nome diz, é um cabelo Yaki com uma textura/aparência de um cabelo afro que tenha passado por um permanente ou que tenha recebido algum processo de relaxamento há mais ou menos duas ou três semanas. Visualmente também pode se parecer um pouco com o Kinky Yaki.

Coarse Yaki

Coarse Hair Yaki (Foto: reprodução Instagram)

É o cabelo que conta com um tipo de fio mais grosso dentre todos os Yaki. Basicamente é um cabelo afro que não sofreu qualquer química. Muitos fios desta categoria apresentam ondas ou até mesmo pequenos cachos, o que chega a ser um charme agregado ao visual de várias mulheres.

Yaki Italiano

Italian Hair Yaki (Foto: reprodução Instagram)

A textura do cabelo Italian Yaki é também um pouco mais grossa, e pode ser comparada a de um fio natural que tenha recebido alisamento através de um pente quente, porém com uma estética de liso reto e também mais suave.

Yaki Kinky Straight

Yaki Kinky Straight (Foto: reprodução Instagram)

Trata-se de um cabelo Yaki com a textura de um fio afro-americano, porém sem que tenha passado por um processo químico de alisamento. Possui um toque liso e uma aparência mais clara, além de ser mais grosso do que o Straight Yaki.

Perucas de cabelo natural, sintético ou processado? Qual escolher?

Qualidade do cabelo Yaki

Apesar das diferenças entre os cabelos Yaki, é importante dizer que todos eles podem perfeitamente fazer parte da sua escolha diária, basta entender qual é o seu estilo, ajustar o cabelo a seu modo e arrasar no visual. E ah! Os acessórios Yaki de cabelo natural (Remy) também podem receber chapinha, babyliss, secador etc, mas é preciso cuidar do fio com uma certa frequência para que ele se mantenha forte e saudável.

Seguindo esses passos, você certamente terá uma peruca, aplique ou prótese de cabelo Yaki por muito mais tempo e poderá ditar a sua moda por aí!

*As fotos apresentadas neste post não fazem parte do acervo JakBell e possuem o único intuito de ilustrar o assunto ao leitor.