menu

Psoríase

O que é psoríase ?

A psoríase é uma doença de pele crônica e autoimune, que não possui cura e que se manifesta a partir de feridas e lesões avermelhadas e com descamação no indivíduo. Ela geralmente costuma se manifestar nas partes do couro cabeludo, uma região que incomoda muita gente, mas também pode aparecer no cotovelo, pés, mãos, joelhos, na região da genitália e nas unhas.

Psoríase no couro cabeludo

A atuação da psoríase no couro cabeludo é um processo que aflige muita gente em toda parte do mundo. Mesmo não sendo contagiosa, ela pode chegar se tornar tão incômoda, que algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis em sair na rua, por exemplo.

O processo que normalmente ocorre quando alguém possui psoríase na parte da cabeça, que inclusive pode também se alastrar para testa, nuca e orelhas, é a formação abrupta de células da pele que se acumulam sobre a superfície, gerando relevos e algumas manchas escamosas que podem coçar, iniciando um processo de irritação e muitas vezes até ferindo o couro cabeludo e fazendo o cabelo cair posteriormente.

O que causa a psoríase ?

Não se sabe até hoje a razão exata da origem da psoríase em uma pessoa. O que estudiosos têm em mente é que se trata de uma doença ligada ao sistema imunológico, com base na célula T, que se move pelo organismo buscando combater inimigos como vírus e bactérias, ou seja, elas acabam atacando por engano outras células saudáveis do corpo. E este processo muitas vezes é iniciado devido a interferência dos fatores ambientais e também genéticos.

Entretanto, é importante salientar que existem alguns hábitos e aspectos que podem propiciar e desencadear a psoríase em uma pessoa. Ela pode surgir a partir de infecções, lesões na pele, estresse e problemas emocionais, ou devido o abuso de substâncias como o cigarro e o álcool.

O tratamento para psoríase no couro cabeludo

Antes de tudo, é importante iniciar uma consulta com algum especialista, seja ele dermatologista ou algum profissional da área da tricologia, para poder confirmar se o que você tem é de fato psoríase (faça um diagnóstico). Em alguns casos, pessoas podem confundir uma incidência de caspa com psoríase, pois elas podem apresentar sintomas parecidos.

O tratamento para psoríase deve ser indicado pelo especialista após uma avaliação completa da região afetada. Então ele poderá indicar qual processo deverá ser mais benéfico para o seu caso. Em situações de psoríase no couro cabeludo, é comum o tratamento ser realizado a partir da aplicação de shampoos e loções controladas ou manipuladas, com o uso diário. Já em outros casos, é possível a realização do cuidado através de processos sistêmicos ou por fototerapia.

Faça Uma Avaliação

Realize uma avaliação do seu caso com um de nossos especialistas da Tricomed e inicie o tratamento ideal para o seu problema capilar. Centro de Tratamento e Estética Capilar Jakbell. (21) 99876-3086 (WhatsApp).