menu

Caspa e Seborreia

Caspa e seborreia. O que são ?

Também chamada de dermatite seborreica, a caspa é apresentada como o desprendimento de causa natural das células mortas, ocorrendo uma descamação de maneira leve do couro cabeludo. Pode ser ocasionada por excesso de produtos químicos no cabelo, muitos cremes, banhos de água quente etc.

Já a seborreia é caracterizada como uma alteração que afeta a produção do sebo das glândulas sebáceas, que comumente surgem em partes do corpo, como o couro cabeludo, o rosto, pelos faciais e a região do tronco. Normalmente, este tipo de dermatite aparece como lesões de cor avermelhada, que começam a descamar a pele, em especial o couro cabeludo, iniciando um processo de irritação e inflamação da área afetada.

Os tipos de caspa no couro cabeludo

Existem dois tipos de caspa que normalmente afetam o ser humano: a caspa seca e a oleosa. A caspa de origem seca, também conhecida como pityriasis capitis, geralmente provoca uma descamação de aspecto fino, que não chega a afetar o couro cabeludo com irritações e outras lesões mais intensas.

Já a caspa de origem oleosa, a ptyriasis steatoides, é a mais comum entre as pessoas que sofrem deste tipo de problema, com uma sobrecarga de escamas oleosas que se fixam no couro cabeludo, iniciando uma inflamação bastante intensa, causando coceira e o aumento nos gânglios linfáticos.

Como tratar e combater a caspa e a seborreia ?

Normalmente, quem possui caspa ou seborreia já está habituado a ter de lidar com os períodos de crise que acontecem de vez em quando. A remoção das duas se dá a partir de um tratamento do couro cabeludo e a diminuição da produção do sebo. Isso pode ser feito através do processo de argiloterapia, princípios ativos e equipamentos com ação desincruste e higienizante.

Tratando a dermatite seborreica

Já a dermatite seborreica é uma condição que não possui cura, mas tratamentos que aliviam a sensação de irritação e descamação da pele. Portanto, é sempre bom evitar momentos de estresse e tensões emocionais, principalmente em épocas frias, pois a probabilidade do retorno é grande.

Mas fique tranquilo! Para casos mais complicados, quando a infestação é mais severa, é sempre bom procurar a ajuda de um tricologista, pois ele saberá indicar quais os produtos mais indicados para o tratamento, que deverá consistir na higienização do couro cabeludo, contenção da inflamação e a interrupção da produção excessiva de sebo. Para isso, usamos produtos com ação anti-inflamatória, cicatrizante e bactericida, além dos reguladores de oleosidade.

Faça uma avaliação do seu caso com um de nossos profissionais da área. Eles saberão indicar o melhor tratamento Tricomed para o seu problema e evitar uma piora no caso da dermatite seborreica, melhorando a saúde do seu cabelo consequentemente.

Faça Uma Avaliação

Realize uma avaliação do seu caso com um de nossos especialistas da Tricomed e inicie o tratamento ideal para o seu problema capilar. Centro de Tratamento e Estética Capilar Jakbell. (21) 99876-3086 (WhatsApp).