menu

Terapia capilar a laser: conheça tudo sobre este procedimento

28/06/2018 - Por: Redação JakBell

Ter um cabelo bonito e bem cuidado é o sonho de muita gente. Os cabelos estão entre as partes do nosso corpo que mais colaboram para o alinhamento e aperfeiçoamento da nossa estética, principalmente a facial. Além disso, ele oferece a cada pessoa, um tipo de identidade diferente, com a possibilidade de ser “quem você quiser”, a partir do estilo que estiver adotando naquele momento.

Partindo desta premissa, é que entendemos o desespero de algumas pessoas quando a queda de cabelo começa a bater à porta. Homens e mulheres em determinado momento da vida, por algum motivo, poderão passar por uma situação como essa, e ter de recorrer a algum tratamento que consiga resolver a queda de cabelo, ou até mesmo artifícios para poder superá-la, como o uso de perucas, próteses capilares, entre outros.

O que pode fazer o cabelo cair?

Problemas psico-emocionais (estresse, ansiedade, depressão etc);
Infecções diversas no couro cabeludo;
Doenças autoimunes (psoríase capilar, alopecias);
Genética e fatores hormonais;
Falta de nutrientes (nutrição capilar);
Partos, cirurgias e outros tipos de procedimentos invasivos;

Tratamentos convencionais

Assim como os motivos que levam o cabelo a cair, também existem diversos tipos de tratamentos para poder reverter este quadro. Eles podem ser desde medicamentos controlados, passando por loções para cabelo, até shampoos, cremes, homeopáticos etc.

Todos eles podem se tornar eficazes para um determinado tipo de calvície, dependendo do estágio em que ela se encontra. Mas para entender o melhor caminho, é sempre bom realizar um acompanhamento com um profissional tricologista, que irá lhe indicar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

Terapia capilar Tricomed

Terapias capilares

Com o avanço da tecnologia, as terapias capilares foram se tornando cada mais eficazes contra a queda de cabelo. Na Jakbell, por exemplo, existe o sistema Tricomed que oferece ao paciente uma infinidade de procedimentos realizados por tricologistas, que dão todo o suporte para a pessoa que esteja passando pelo processo da calvície. Alguns deles podem ser o microagulhamento, eletroterapia, massagem craniana, terapia capilar a laser ou laserterapia. Os dois últimos, inclusive, cada vez mais aparecem como um dos tipos de tratamentos capilares mais procurados para controlar e vencer a queda de cabelo, no Brasil e também no exterior.

Terapia capilar a laser, o que é isso?

A terapia a laser é um tipo de procedimento que faz uso de uma luz de baixa intensidade, que ajuda no crescimento dos fios prejudicados pela calvície. Além disso, possui um alto poder regenerativo, estimulando as moléculas de energia das células e aumentando a velocidade do crescimento do cabelo, bem como a espessura capilar.

O “LASER” (light amplification by stimulated emission of radiation) é classificado como um excelente recurso terapêutico, que realiza a emissão de ondas eletromagnéticas para poder estabelecer a saúde do folículo capilar.

Laserterapia e LED

A técnica presente na Laserterapia (ILIB modificado) abrange uma aplicação transcutânea contínua de maneira direta do laser terapêutico vermelho, na região da artéria radial. Com isso, sua ação ajuda a combater os radicais livres de oxigênio, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce dos tecidos e das células.

Já o LED também possui algumas propriedades parecidas com as do laser terapêutico. Ele tem efeito/ação no couro cabeludo e também costuma ser usado para hidratar os fios, juntamente com a interação de alguns cosmecêuticos, acelerando e facilitando o seu acesso no couro cabeludo. Sua ação chega a minimizar o avanço da calvície no homem e na mulher.

Como funciona um tratamento desse tipo?

O laser que é utilizado durante o tratamento para queda de cabelo, comumente possui uma baixa potência (de 1 a 500 miliwatts), essencial para que o couro cabeludo seja estimulado. A partir de sua ação, que chamamos de “fotobioestimulação”, a pele começa a reavivar, beneficiando o processo de crescimento dos pelos e consequentemente dos fios de cabelo.

Isso pode causar algum dano físico?

Não. Como a potência é bem baixa, considerando a máxima de um equipamento deste tipo, que pode chegar a 10.000 mw, a atividade celular é beneficiada e não existe qualquer dano térmico para as estruturas da pele. Além disso, também não chega a apresentar quaisquer efeitos e danos carcinogênicos ou ionizantes.

Somente para esclarecer, podemos dizer que existem alguns tipos de lasers com ação em baixa potência, porém o que costuma ser usado para o tratamento capilar é o Laser de Diodo, que possui uma extensão de onda de 655nm e potência de 5mw.

Qual a duração do tratamento?

A duração de um tratamento deste tipo, bem como a frequência com que ele será realizado, irá depender única e exclusivamente da sua avaliação capilar (saiba mais), que o tricologista irá realizar após a primeira consulta. Com isso, o profissional poderá estabelecer um ritmo adequado para as sessões.

Mas podemos dizer que dependendo de cada caso/patologia, as sessões podem ser semanais. E muitas vezes após 3 semanas de tratamento, a queda consegue ser controlada.

Quais são as indicações?

Como dissemos anteriormente, as causas para a queda de cabelo são muitas, porém um tratamento capilar a laser costuma ser indicado para a maioria delas. Pessoas que sofram de alopecia androgenética, seja masculina ou feminina, eflúvio telógeno, dermatite seborreica e outros tipos de quedas de cabelo temporárias, estão aptas a realizarem o tratamento. O laser, inclusive, poderá beneficiar a cicatrização e o crescimento dos fios na pós-cirurgia de transplante capilar.

Os benefícios do tratamento a laser

1 – Estímulo do metabolismo e da divisão celular;
2 – Estabelece uma vasodilatação dos fios capilares posicionados abaixo do folículos pilosos;
3 – Beneficia a multiplicação da síntese de colágeno e dos fibroblastos;
4 – Facilita a chegada dos nutrientes aos folículos;

Se você quiser saber mais sobre este procedimento e outras possibilidades de terapias capilares, entre em contato com a Jakbell através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, faça contato pelo chat do nosso site.