menu

Como medir e colocar a sua peruca ou prótese capilar

21/06/2018 - Por: Redação JakBell

As próteses capilares e as perucas são acessórios que têm mudado a vida de muita gente por aí. Pessoas que estão em busca de uma alternativa para poder driblar a calvície e a queda de cabelo costumam fazer uso das próteses no dia a dia, mas também temos simplesmente aquelas que anseiam unicamente em mudar o próprio visual fazendo uso das perucas.

A prótese, por exemplo, tem sido uma das soluções capilares mais utilizadas por homens e mulheres em todo o mundo, devido a sua praticidade e o benefício de oferecer grande naturalidade. E as perucas a gente já nem precisa falar mais, não é? Elas são únicas, estilosas e possuem uma imensa variedade de cabelos, tamanhos, texturas e cores. Não é à toa que muitas mulheres nos Estados Unidos adotam o acessório continuamente.

Se você quiser entender mais sobre a diferença entre as duas opções, também temos um post super completo, com todas as informações que você irá precisar antes de tomar a sua decisão. Mas se você já está por dentro de tudo isso e ficou com dúvidas em relação ao tamanho certo do seu acessório, ou como colocá-lo, este post é para você!

Existe peruca ou prótese capilar de tamanho único?

Tamanho único talvez não seja a resposta mais correta para esta pergunta. Na verdade, o que existem são peças pré-fabricadas, que recebem medidas prontas dentro de suas confecções. Grande parte desses produtos se adequam perfeitamente na cabeça do usuário, mesmo se a compra tiver sido feita online, por exemplo. E como existem várias formas de prender a peruca ou prótese na cabeça, o processo acaba sendo super natural no dia a dia.

Dá para personalizar um acessório desse tipo?

Claro que sim! Na Jakbell existe a opção de personalizar perucas e próteses capilares de acordo com as medidas e a vontade do cliente. Neste caso, os pedidos precisam ser feitos com certa antecedência. O profissional irá receber uma pequena amostra do cabelo da pessoa e a confecção será inspirada a partir dessas características, de maneira totalmente personalizada.

No caso das perucas, se a pessoa quiser, dá para criar o acessório a partir de seu próprio cabelo (saiba mais). Isso certamente irá garantir um visual ainda mais natural e alinhado.

Como eu faço para medir a minha cabeça?

A medida da cabeça para uma prótese inteira (como a full lace) ou peruca pode ser feita da seguinte forma:

Ilustração: Medidas para Prótese Inteira, Full Lace ou Peruca.

Passo a passo para vestir a sua peruca:

1. Caso ainda tenha cabelo, penteie para trás os fios da frente e para cima os cabelos da nuca, prendendo com grampos ou enrolando conforme uma touca de forma a deixar o volume homogêneo. Para finalizar e fixar, coloque uma touca de meia sobre o seu cabelo já preso.

2. Com a etiqueta posicionada para trás, segure sua peruca com as duas mãos próximas à etiqueta, encaixe a parte da frente da peruca no meio da testa deslizando-a para trás, até encaixar na nuca e a parte frontal se ajustar na linha de frente do seu cabelo.

3. Após posicionar a frente da peruca sobre a linha frontal do cabelo, centralize sua peruca, tomando todo o cuidado para que as costeletas estejam alinhadas na altura dos seus olhos.

4. Caso ainda sinta a peruca um pouco frouxa ou apertada, ajuste a posição do elástico interno até o sentir mais confortável.

5. Após posicionar a peruca, penteie delicadamente de acordo com o seu estilo.

Como colocar a peruca?

Colocar uma peruca é um processo que pode ser feito de várias maneiras. Existem perucas que são fixadas a partir de um clips para cabelo, outras que podem ser colocadas com uma fita adesiva hipoalergênica, que é o caso das Lace Front. A fita é fixada diretamente na pele da pessoa e/ou parte da testa, permitindo o ajuste ideal da peruca e dando uma sensação de maior segurança para o usuário.

Existe também a opção de utilizar uma faixa para fixação capilar, que é colocada bem próxima da linha frontal da cabeça, com as fibras mais longas do veludo se enganchando na fibra da parte interna da peruca ou prótese, evitando assim que ela saia do lugar. Sua estrutura atua como um tipo de velcro bastante delicado, não realizando qualquer volume mais desagradável para o visual.

Molde para prótese parcial

Molde prático para a prótese

Ilustração 1

Com uma fita métrica tire cuidadosamente e anote as duas medidas laterais e verticais (C,B) como mostrado na ilustração acima. Com papel plástico celofane ou similar, coloque a folha aberta sobre a área calva, esticando as extremidades do papel para baixo. Feche as dobras com fitas Durex.

– Utilize a fita durex para endurecer o papel (molde), de modo a ir ficando no formato de sua cabeça;
– Delimite a área calva com um Pilot;
– Desenhe aproximadamente a direção do cabelo;
– Retire o molde;
– Recorte o excesso de papel limitando pelo desenho feito;
– Dobre ao meio o molde e verifique a simetria, ajustando todos os excessos;

Ilustração 2

Como colocar a prótese capilar?

A prótese capilar pode ser aplicada sobre o couro cabeludo de duas maneiras: a primeira é a partir de uma cola específica para a pele, que é colocada diretamente na região que irá receber o suporte, e logo em seguida a prótese; também existe uma outra alternativa que faz uso de uma fita adesiva dupla face, que também é aplicada de maneira rente ao acessório e o couro cabeludo.

É importante frisar que, para a fixação correta da prótese, é necessário que a região afetada esteja totalmente sem cabelo. Ou seja, se a sua calvície é temporária, aconselhamos o uso de perucas durante esse período. Por mais que a tela da prótese permita que o couro cabeludo respire, ela também impossibilita de certa forma que o bulbo capilar cresça novamente.

Colocando a prótese capilar

Passo a Passo

Passo 1: Realize a circunferência da cabeça
Passo 2: Faça a demarcação da área
Passo 3: Raspe a cabeça
Passo 4: Higienização
Passo 5: Coloque a fita
Passo 6: Retire o papel protetor
Passo 7: Fixe a prótese
Passo 8: Fixe também a parte traseira
Passo 9: Molhe-a com um borrifador

Pronto, medidas tiradas! Agora é só enviar para que o seu acessório seja confeccionado com todas as suas descrições.

Devemos falar que também existe a possibilidade de você poder escolher as medidas e tipos de cabelos disponíveis no fabricante, obviamente que sejam compatíveis com as suas necessidades. Alguns modelos pré-fabricados podem ser encomendados da mesma forma, porém os personalizados costumam parecer mais natural.

Se você quiser saber mais sobre medidas e aplicações de perucas ou prótese capilares, entre em contato com a Jakbell através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, faça contato pelo chat do nosso site.