menu

Peruca ou prótese capilar: qual escolher?

14/06/2018 - Por: Redação JakBell

Muita gente deve se perguntar a diferença entre a prótese capilar e a peruca. Afinal, qual oferece melhor desempenho na hora de esconder a calvície, para quem elas servem ou em que casos cada uma pode ser usada? Na verdade não existe uma resposta exata, que seja completamente científica para esta pergunta, pois as diferenças irão se enquadrar muito mais nos quesitos de necessidade do usuário, estilo de vida e praticidades do dia a dia, do que qualquer outra coisa.

A tradição das perucas

As perucas estão entre os acessórios mais populares quando o assunto é esconder a calvície ou até mesmo mudar o estilo do cabelo para uma festa ou ocasião especial. Desde a época colonial, elas já faziam parte do visual de homens e mulheres, que tinham como objetivo melhorar a aparência ou até mesmo a forma de se impor dentro da sociedade. Ao longo dos anos, elas foram ganhando novos cortes, texturas e uma nova tecnologia. Na Jakbell, elas são confeccionadas de forma artesanal, costuradas e implantadas fio a fio para que o cliente tenha um produto bonito e de qualidade.

Hoje em dia, existe todo tipo de peruca, com cabelos curtos, longos, coloridos, lisos, ondulados, além de possuírem um público completamente variado. As perucas podem ser para homens, mulheres e até mesmo para crianças. Além disso, costumam ser confeccionadas a partir de um cabelo natural/humano, sintético ou até mesmo processado. Inclusive, algumas são feitas de maneira personalizada (saiba mais), respeitando completamente o estilo de vida e o desejo do usuário.

A praticidade das próteses capilares

A prótese capilar pode ser considerada a evolução da peruca, uma inovação de certa maneira. No entanto, existem algumas definições nos EUA que consideram a expressão “prótese capilar”, um termo destinado a pessoas que sofreram a perda de cabelo devido a alguma doença ou até mesmo acidente como o escalpelamento, por exemplo. A intenção seria realizar a inclusão da prótese junto ao tratamento e, desta forma, colocar a mesma dentro da abrangência dos planos de saúde, oferecendo um gasto final muito menor para o paciente.

Mas devemos considerar que esta pode ser descrita como uma definição “piloto” da prótese capilar. Com o passar do tempo, assim como as perucas, que se tornaram populares entre as mulheres devido a uma facilidade na hora de compor um estilo para cada ocasião, as próteses também dispõem de uma praticidade para quem precisa de uma solução capilar para o dia a dia, que seja prática e que comporte um estilo de vida muito mais dinâmico e agitado.

Se com a peruca se torna inviável realizar a prática de esportes, nadar em uma piscina, tomar banho, entre outras atividades, com a prótese, tudo isso acaba sendo completamente possível e sem se preocupar se ela irá cair ou danificar sua estrutura. O acessório também pode ser usado por quem precisa disfarçar uma queda de cabelo em uma área específica da cabeça, já que as perucas só podem cobrir ela inteira.

Full laces

Prótese Full Lace

Falando sobre tendências, a Full Lace é um tipo de prótese que vem sendo aderida por várias celebridades. Ela possui uma tela tipo tule, muito parecida com o couro cabeludo. É uma ótima opção para aqueles que buscam uma maior naturalidade e liberdade com os cabelos (Sim! É possível ter uma vida ativa sem correr o risco de perder seus cabelos por aí!). Neste caso, a Full Lace é uma ótima opção!

Prótese vs. peruca

Prótese capilar:

A área interna da prótese pode ser revestida de diversos materiais, a partir de uma tela com ampla ventilação para o couro cabeludo. Elas podem ser presas com um adesivo dupla face ou uma cola específica para a pele. Em geral, ela é mais indicada para quem está totalmente sem cabelo, por ser usada/colada diretamente no couro cabeludo. No momento em que o usuário for deixar o cabelo crescer, o método de fixação terá que ser modificado, e não será mais possível ser utilizada para algumas atividades como natação, por exemplo.

Muitos pacientes de quimioterapia optam por usar a prótese durante um período, e depois mudam o modo de fixação da mesma ou trocam por uma peruca, para deixar o cabelo livre para se desenvolver novamente.

Prótese Capilar Masculina

Características e benefícios da prótese:

Pode ser fixada de diversas formas;
Possui uma boa variedade (femininas, masculinas, inteiras, parciais etc);
Oferece um visual mais natural;
Durabilidade de médio a longo prazo, se bem cuidada;
Precisa de manutenção periódica (de 15 a 15 dias mais ou menos);
Pode ser personalizada;
Permite uma vida completamente ativa (academia, correr, nadar, tomar banho etc);

Peruca:

As perucas são variadas e possuem versões diferentes. Por exemplo, é possível colocá-la sem ter de raspar a cabeça, ou se preferir, adotar um acessório diferente no dia a dia para compor um look. As telas front lace das perucas oferecem um resultado bastante natural e uniforme quando entram em contato com a pele, dando a impressão de um couro cabeludo verdadeiro.

As perucas mais tradicionais possuem um tipo de tecido mais grosso, que necessitam de uma maior atenção em alguns casos, pois se tornam um pouco mais suscetíveis caso alguém queira puxá-la da cabeça, fazendo com que o acessório saia do lugar. Mas em relação a isso, existem métodos que aumentam a sensação de fixação da mesma. A aplicação de uma faixa entre o cabelo e a peruca, ou o uso de presilhas, podem ser uma solução viável para muitos.

Algumas perucas comuns também não permitem que a pessoa reparta o cabelo para o lado, pois as divisões podem ficar um pouco aparentes. No entanto, as perucas confeccionadas pela Jakbell são originalmente implantadas no topo e chegam a permitir que o usuário penteie como quiser. Já o preço de uma peruca deste tipo é um pouco mais alto em relação a outras perucas tradicionais, porém o custo-benefício é o seu maior atrativo.

Pode ser que algumas pessoas tenham receio de usar perucas, mas devemos dizer que isso é bobagem! Atualmente, muitas mulheres adotam o acessório no dia a dia, principalmente nos Estados Unidos, onde o uso da peruca é bastante regular, inclusive por estrelas do cinema.

Confecção de uma peruca Jakbell

Características e benefícios da peruca:

Oferece uma variedade de cores, cabelos, cortes etc;
As tradicionais podem ser retiradas e ajustadas a qualquer momento;
Garantem um visual diferente a cada dia;
Possui longa durabilidade, podendo durar anos;
Não necessita de manutenções quinzenais, apenas lavar e pentear;
Costuma ser mais barata que a prótese capilar;
Podem ser personalizadas;

Como eu faço para adquirir cada uma?

No caso das perucas, se não for um produto mais personalizado, que requer um certo estudo da pessoa antes, é mais fácil. Existem perucas pré-fabricadas que oferecem ótimos resultados, além de cabelos de extrema qualidade. Mas é claro, é bom passar longe de sites não especializados que costumam vender o acessório, pois apesar de serem baratos, podem chegar a ter uma qualidade duvidosa. Pesquise antes e prefira lugares mais confiáveis para efetuar a sua compra.

Falando sobre a prótese, antes de adquirir uma, faça um diagnóstico capilar com um profissional, pois em alguns casos, a sua queda de cabelo pode até ter solução e você não irá precisar usar a prótese.

Mas se a sua decisão for mesmo a prótese capilar, é importante saber qual tipo irá se adequar melhor a você. Na Jakbell, existem produtos personalizados que podem ser adquiridos mediante encomenda. Existem também alguns acessórios que são pré-fabricados, porém o resultado não costuma ficar tão natural dependendo das características do cabelo. Por isso, faça uma consulta com um profissional do ramo e tire todas as suas dúvidas antes de tomar a decisão final.