menu

Manutenção e cuidados para perucas sintéticas

18/08/2018 - Por: Redação JakBell

Quem costuma fazer uso de perucas ou apliques no dia a dia, sabe que eles precisam de uma certa manutenção periódica para se manterem perfeitos ao longo do tempo. A durabilidade do produto também está completamente associada a esta questão, pois um cabelo bem cuidado, certamente terá muito mais longevidade e o custo-benefício da compra terá sido melhor aproveitado.

Mas cuidar de um produto assim, também requer uma certa atenção por parte do consumidor, que precisa estar atento às especificidades de cada item, como as perucas e apliques de cabelo humano ou sintético, que necessitam de cuidados diferenciados em certos momentos. A fibra sintética, principalmente, deve receber uma maior atenção durante o uso, pois seu material de confecção é bem infeior ao do cabelo natural (saiba mais). Então, como proceder?

Como cuidar da sua peruca de cabelo sintético

As pessoas que possuem produtos de fibra sintética, normalmente conseguem arrumar os fios com mais facilidade em comparação com os de cabelo natural. Mas é preciso lembrar que as fibras sintéticas são sensíveis ao calor e ao suor, por isso, muitas vezes as perucas curtas podem ter maior durabilidade, principalmente para usuários de regiões muito quentes.

Como desembaraçar a peruca sintética

Antes de iniciar o processo de lavagem da sua peruca sintética, é bom sempre retirar todos os emaranhados com as pontas dos dedos, de maneira bem suave. Se sua peruca for de fios curtos, desembarace delicadamente os fios ainda secos e vire a peruca ao avesso, para que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora.

Já se ela for mais longa, borrife água com um pouco de condicionador para desembaraçar. Atenção para não puxar a fibra, pois ela não é elástica, se esticada, não retorna. Já para que ela tenha uma maior durabilidade, use escovas adequadas para perucas.

Lavagem da peruca sintética

Em seguida, utilize uma bacia de água fria (mais ou menos 1 litro) e logo após coloque uma quantidade aproximada de 15 ml de shampoo. Deixe de molho de 2 a 5 minutos e enxágue. Depois disso, vire a peruca ao normal.

Na parte do condicionador, faça basicamente o mesmo processo com a mesma quantidade. Deixe agir por 2 minutos e enxágue parcialmente. Tire o excesso de água envolvendo delicadamente a peça com uma toalha e deixe secar naturalmente em um suporte apropriado.

Após a peruca secar completamente, penteie a peça com os dedos, ou, se preferir, utilize uma escova de cabelo adequada para perucas.

Manuntenção da peruca sintética (foto: reprodução ilustrativa)

Peruca sintética High Hit Fiber

Existem alguns tipos de perucas sintéticas que são confeccionadas a partir de uma fibra especial High Hit Fiber. Essa fibra é normalmente mais resistente ao calor. No entanto, não se deve expor a peça à temperaturas muito altas, pois existe o risco de derretimento. A fibra pode resistir até mais ou menos 180º sem um dano mais grave, mas lembre-se de que quanto maior for a temperatura usada no processo, mais fácil será para danificar o cabelo.

Como lavar e cuidar da peruca High Hit Fiber

Para poder lavar a sua peruca sintética High Hit Fiber, você deverá utilizar água fria e um shampoo adequado sem sal em sua formulação. E para uma maior durabilidade, faça uso de pentes e escovas adequados para tal.

01. Desembarace delicadamente os fios ainda secos e vire a peruca ao avesso, para que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora.

02. Mergulhe sua peruca em um período de mais ou menos 10 minutos, em uma bacia com água em temperatura ambiente, e coloque uma colher de shampoo diluído.

03. Balance-a delicadamente, evitando esfregar ou amassar a peruca. Em seguida, enxágue a peça em água fria, virando-a para a posição normal logo após.

04. Coloque a sua peruca em um suporte próprio para tal (confira os modelos) e deixe-a secar naturalmente. Jamais penteie uma peruca de fibra sintética ainda molhada.

05. Após a secagem, utilize a ponta dos dedos para poder pentear o acessório, ou, se preferir, faça com uma escova ou pente mais adequado.

Cachos perfeitos! Modelando a sua peruca de cabelo sintético

Devemos dizer que a peruca sintética comum não pode receber calor, somente as High Hit Fibers, por isso sempre verifique antes que tipo de fibra esta sendo usada. Para modelar a peruca com o babyliss, a melhor temperatura é de 120 a 140 graus. É importante sempre realizar o processo com a fibra seca para não danificar o fio.

Não retire do aparelho até que o cacho esteja de acordo com o que você queira, assim ele irá durar mais, você pode usar um fixador para aumentar ainda mais a durabilidade do cacho.

Sempre que for cachear a peruca, teste primeiro em uma única mecha para ter a certeza de que a temperatura do babyliss está na medida certa. Adequada o suficiente para poder enrolar o cacho e não tão alta para danificar a fibra. Depois de verificado, termine de realizar o processo no restante da peruca. Para desfazer os cachos, basta colocar em água quente.