menu

A importância da prótese capilar para a imagem do homem [ENTREVISTA]

01/06/2018 - Por: Redação JakBell

A prótese capilar tem sido uma das alternativas mais eficazes para poder disfarçar a calvície de muita gente por aí. Ao longo dos anos, elas foram ganhando cada vez mais adeptos por serem bonitas, práticas e oferecem um resultado de imediato para o usuário. Além disso, o preço de uma prótese acaba sendo muito mais em conta do que o implante capilar, por exemplo.

As próteses também possuem uma ótima durabilidade e dispõem de muitas opções de cabelos, cortes, texturas, cores, acabamentos, entre outras especificações. Elas podem ser usadas por homens e mulheres que necessitam de uma solução prática para o dia a dia, e sem ter de se preocupar se o visual está bacana, pois a naturalidade de algumas próteses acaba sendo algo bastante incrível.

Foi então pensando nesta praticidade, que as prótese capilares podem oferecer, além, é claro, da naturalidade e uma aparência que garanta uma melhora na autoestima do usuário, é que o empresário Eduardo Augusto resolveu apostar no uso do acessório para compor o seu visual no dia a dia.

Eduardo tem 38 anos, é casado e morador da Barra da Tijuca, um bairro nobre da zona oeste da Cidade Maravilhosa. De uns anos pra cá, o mesmo vinha sofrendo com a queda de cabelo, muito comum em grande parte da população masculina. Apesar de se dizer muito bem resolvido com a sua careca, devido a necessidades pessoais e até mesmo de trabalho, resolveu conhecer um pouco mais o mundo das próteses capilares. E a identificação foi quase que imediata.

Atualmente, o empresário do ramo da tecnologia realiza a compra e a manutenção de suas próteses no Studio Jakbell, e se diz bastante satisfeito com a usabilidade do produto e também com o atendimento recebido pelos funcionários da loja de Copacabana. Em uma entrevista por telefone, Eduardo nos contou um pouco mais sobre como a prótese capilar afetou o seu dia a dia.

Há quanto tempo você usa a prótese capilar?

Eu já faço uso prótese capilar há uns 2 anos e meio mais ou menos, e a atual já deve ser a minha quinta ou sexta prótese.

Eduardo sem a prótese

Agora fazendo uso da prótese capilar

Quando você usa prótese, quantos anos as pessoas te dão com e sem ela?

Sem a prótese, eu pareço ter uns 45, com a prótese as pessoas me dão geralmente 30 anos. Normalmente, falam que eu rejuvenesci de 10 a 15 anos mais ou menos.

O que a prótese capilar mudou efetivamente na sua vida?

O que acontece, é que, como é que começou a minha história para usar uma prótese capilar… Eu sou super bem resolvido em relação a ser careca, não tenho problema nenhum em relação a isso, inclusive, até gosto de ser careca. Mas como é que surgiu a questão da prótese capilar… Eu fui realizar um trabalho, que se referia a jornada do herói, e dificilmente você vai ter um herói careca, geralmente o vilão é careca, como o Lex Luthor, por exemplo. E aí quando eu decidi realizar esse laboratório, esse trabalho sobre a jornada de herói, eu percebi que as pessoas tinham mais empatia. Quando as pessoas me olhavam com o cabelo, automaticamente a impressão era outra. Eu não sei se existe ou não, é apenas uma teoria que eu acredito, mas existe uma teoria de que a pessoa careca fica com cara de mau, parecendo um skinhead e outros sujeitos meio brigões. Já com a prótese a minha cara fica muito mais amigável, o meu rosto fica menos sisudo, com menos cara de mau. E isso foi o principal impacto, as pessoas começaram a ter mais simpatia por mim.

Então o uso da prótese capilar facilitou a sua vida, não somente na parte pessoal, mas em relação ao trabalho também, não é?

Sim, claro! Porque é um trabalho voltado para o “mindset”, que teoricamente fica implantado no subconsciente, e as pessoas, por semelhança, quando me viam com cabelo, aparentavam ter menos defesa em relação a mim.

A manutenção da prótese foi/é fácil pra você? Onde vc faz, em casa ou em algum lugar?

Todas as minhas manutenções são feitas na Jakbell. E isso desde o momento em que eu coloquei até hoje. Para mim é um processo muito tranquilo, sem qualquer mistério. Como eu costumo dizer, é vida normal. Eu pratico surfe todos os dias, de 7h às 9h da manhã, então é praia, piscina, vida normal!

O empresário realiza diversas atividades no dia a dia mesmo com a prótese

De quanto em quanto tempo você faz a manutenção na sua prótese?

Eu realizo a minha manutenção na Jakbell de 15 em 15 dias mais ou menos. Eu costumo deixar pré-programado, já reservo na minha agenda o dia e o horário específico para fazer tudo. E todo o processo costuma durar entre 1 hora e 1 hora e meia aproximadamente.

As pessoas acham que você está de prótese? O que elas falam?

Não. Aliás, muito pelo contrário, elas nem acreditam quando eu conto, é incrível (risos).

Qual foi a maior dificuldade que você sentiu quando começou a usar a prótese capilar?

Bom, eu acho que perdi um pouco mais de tempo na parte da manhã. Porque é incrível né, você quando está careca, você levanta, coloca sua roupa e já está pronto. E quando está cabeludo não. Daí é necessário usar shampoo, condicionador, pentear o cabelo, então você acaba perdendo um pouco mais de tempo. E quando a gente passa muito tempo sem esses cuidados, como pentear e outras coisas, acaba perdendo a prática.