menu

15 alimentos que fortalecem e ajudam o cabelo

20/09/2018 - Por: Redação JakBell

 

Fazer uso de cosméticos de qualidade, frequentar assiduamente um salão de beleza são ótimas maneiras de conservar um cabelo bonito e saudável. No entanto, de nada vale todo esse esforço se a sua própria saúde não anda bem. Não é novidade para ninguém que além de todos esses cuidados, o cabelo precisa de nutrientes que são de suma importância para manter os fios fortes e conservados. Vitaminas, proteínas e minerais são essenciais para um fio radiante e um crescimento contínuo e saudável do mesmo.

Outro hábito que também deve permanecer para sempre é o consumo de água diariamente. Quanto mais água você ingerir, melhor será para o seu cabelo. Um estudo realizado pela revista Dermatology Clinic em 2014, revelou, que, por exemplo, a ingestão de um filé de carne médio (120 g) por dia, com 2 litros de água, ajuda a prevenir o ressecamento do cabelo e consequentemente que as cutículas do fio sejam abertas. E de acordo com esta análise, iremos listar aqui alguns dos alimentos que irão favorecer a saúde do seu cabelo.

1 – Carne Vermelha

O tipo de proteína encontrado na carne vermelha é fundamental para auxiliar os fios na absorção dos nutrientes. Como o cabelo é quase que totalmente formado por proteína, se uma pessoa possui uma deficiência deste componente, o cabelo sofre imediatamente. Também é importante estar atento(a) a quantidade de proteína ingerida e o tipo dela, pois se for em pouca quantidade ou uma proteína de qualidade duvidosa, o fio irá sofrer da mesma forma, se tornando quebradiço e sem brilho. Portanto, esteja atenta(o)!

2 – Alimentos de cor laranja

Consumir alimentos de cor laranja, como a abóbora e a cenoura, é vital para poder controlar a oleosidade em excesso e a produção sebácea do couro cabeludo. Por possuírem o betacaroteno, um pigmento carotenoide antioxidante, o fio se torna mais elástico e resistente. Aposte neles!

3 – Grãos e farináceos

Aposte também nos pequenos grãos e farináceos para auxiliar a sua dieta. Alimentos como aveia, chia, linhaça, feijão-branco, quinoa e outros integrais são excelentes portadores de zinco, um elemento que ajuda a estimular a produção das células, contribuindo automaticamente para o fortalecimento e crescimento do cabelo.

4 –  Espinafre

O espinafre possui vitaminas do complexo B e isso auxilia diretamente no processo de crescimento capilar. Atuando na multiplicação celular, o nutriente faz com que os fios cresçam saudáveis e ainda mais rápido.

5 – Peixe

Ingerir peixe pelo menos 3 vezes por semana ajuda a levar a vitamina B3 para todo o corpo. A B3 é um tipo de componente que estimula a circulação na região do couro cabeludo, o que facilita na entrega dos minerais e nutrientes que o cabelo necessita.

6 – Banana

A banana também é uma ótima opção para fortalecer os cabelos. Devido ao magnésio presente nela, as proteínas se formam de maneira acentuada para criar uma maior proteção e elasticidade do fio, através de uma película que o envolve.

7 – Soja

Se você não tem o hábito de consumir a soja, está na hora de começar. O elemento ferro que está inserido dentro dela, é um excelente aliado na formação dos glóbulos vermelhos, que ajuda na nutrição dos folículos do cabelo. Sem a atuação do nutriente, os fios se tornam ressecados, fracos e sem brilho, podendo ocorrer até mesmo a queda capilar.

8 – Frango (carne branca)

O frango possui o ácido fólico que auxilia no processo de formação das células vermelhas do sangue, ou seja, contribui para que as células sejam substituídas, além de ajudar no crescimento capilar e também na manutenção de todo o sistema nervoso.

9 – Gengibre

O gengibre é muito indicado para quem deseja emagrecer, mas saiba que incluí-lo na dieta também ajuda combater a queda de cabelo. O alimento possui ação anti-inflamatória e ajudar a livrar o fio da ação de condicionantes e fatores externos.

10 – Melão

O melão é uma excelente opção de fruta, pois além de possuir bastante água em sua composição, também contém porções de vitamina A, que ajuda a controlar a produção sebácea do couro cabeludo, um forte aliado contra a oleosidade e outras doenças como a seborreia.

11 – Alimentos ricos em biotina

Alimentos como a avelã, noz, farelo de ovo e trigo e castanha de caju também são ótimos para o cabelo, pois eles possuem a biotina, uma vitamina que auxilia na prevenção de fios brancos e também evita que eles se tornem quebradiços.

12 – Iogurte

O iogurte e o leite desnatado são alimentos bastante consumidos durante as dietas, principalmente os do tipo zero. Além disso, eles ajudam o processo de crescimento capilar, estimulando a produção das enzimas que atuam na multiplicação celular, nutrindo e fortificando o bulbo do cabelo.

13 – Frutas cítricas

As frutas cítricas são as melhores fontes de vitamina C que você poderá encontrar. Além de contribuírem para o fortalecimento do sistema imunológico, também possuem colágeno, que é de suma importância para o crescimento dos folículos pilosos e para a fragmentação de outras substâncias importantes para a manutenção das madeixas.

14 – Salmão

Comer salmão além de ser uma verdadeira delícia, também ajuda na luta contra diversas inflamações. Isso acontece, pois o salmão possui selênio e o ômega 3, e isso inclusive ajuda a proteger o fio da radiação ultravioleta. Ele ainda trabalha para a melhora da circulação e age como um facilitie no processo de nutrição do bulbo capilar.

15 – Castanha

E por fim temos a castanha, que com a vitamina E, age na circulação sanguínea e reduz a queda de cabelo significativamente. Além disso, ela também é ótima para quem deseja emagrecer, pois é uma excelente fonte de gordura de boa qualidade.

Fale com a JakBell

Quer entender mais sobre o universo que envole a nutrição capilar? Entre em contato com a JakBell. Nossos profissionais estarão a postos para fazer com que você conheça tudo sobre ele. Telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, chame pelas nossas redes sociais (FacebookInstagram) ou pelo nosso site.

*As informações nutricionais presentes no texto são pautadas em estudos gerais de conhecimento sobre o universo capilar, o que não necessariamente poderá ser aplicado em todos os casos. Para que você consiga um apoio nutricional adequado para sua saúde e a do seu cabelo, consulte um nutricionista. Só ele poderá entender e indicar os procedimentos ideais para a sua melhora.