menu

Prótese capilar: como escolher e colocar o acessório

13/03/2019 - Por: Redação JakBell

A prótese capilar é hoje uma das formas de disfarçar a calvície mais eficientes que existem no mercado. Elas são práticas, possuem bastante naturalidade dependendo do produto e oferecem a possibilidade do usuário ter uma vida normal, e isso inclui banhos de piscina, praia, academia, corrida, entre outras atividades.

Um outro grande benefício da prótese capilar é que ela também pode atender tanto quem tem uma calvície definitiva, ou mesmo uma queda de cabelo de médio a longo prazo, como no caso de pessoas que sofrem de alopecia androgenética, difusa, areata, eflúvio telógeno, tricotilomania etc. Já em relação às mulheres que estejam passando pelo processo de quimioterapia, existe também a possibilidade de usar uma prótese híbrida, que é uma combinação entre prótese capilar e peruca, e que não afeta o crescimento do cabelo pós-tratamento.

Alopecia areata: entenda suas causas, sintomas e tratamentos

Benefícios da prótese capilar

Dentre alguns benefícios que encontramos neste tipo de acessório temos:

1 – Possui um preço bastante inferior ao implante capilar
2 – Não é um processo invasivo
3 – Oferece um resultado imediato
4 – Se bem cuidada, dispõe de uma excelente durabilidade
5 – Possibilidade de um visual mais natural
6 – Permite a realização de diversas atividades
7 – Salvo em casos raros de alergia a algum componente presente no acessório ou na fita, não possui contraindicações.

Como escolher a sua prótese capilar?

Se você já pesquisou e decidiu que a prótese capilar irá satisfazer as suas necessidades, então é hora de saber qual tipo comprar. Sobre isso, podemos dizer que existem acessórios feitos de cabelo natural/humano e também aqueles de cabelo processado (saiba o que é). As peças de cabelo natural normalmente possuem uma duração maior e conseguem apresentar um visual bastante uniforme. Já as de cabelo processado têm um custo-benefício melhorado, porém sem a mesma qualidade da anterior.

A prótese capilar pode ser adquirida através de modelos pré-fabricados, ou seja, aqueles já prontos que você encontra em sites especializados, ou a partir de peças personalizadas, que é quando o estabelecimento realiza um estudo para adequar o acessório ao estilo de cada cliente. Esta última opção é normalmente a melhor escolha para que um visual fique completamente uniforme.

Prótese capilar para homem

Dentre os modelos de próteses para o cabelo masculino, a mais utilizada é a prótese toupee, ou prótese parcial como também é conhecida. Ela é excelente para camuflar a calvície decorrente da alopecia androgenética, muito comum na grande maioria dos homens. Trata-se de um tipo de calvície que afeta, principalmente, a parte frontal e o centro do couro cabeludo. Portanto, com o uso do acessório, a imperfeição é totalmente coberta e a prótese realiza a camuflagem dentre os cabelos remanescentes.

Exemplo de calvície androgenética / Prótese capilar masculina

Alopecia Androgenética: causas, sintomas e tratamentos

Prótese capilar feminina

Já as mulheres normalmente fazem uso da prótese capilar full lace, ou prótese inteira, que é o tipo de acessório que realiza a cobertura total do couro cabeludo. No entanto, dependendo do tipo de calvície na mulher, também temos a possibilidade do uso de uma prótese capilar parcial. Os dois tipos de prótese capilar também são opções para mulheres que sofrem de alopecia ou eflúvio telógeno agudo.

Prótese Capilar Full Lace JakBell

E como já falamos, dentre as categorias de próteses femininas, também existe a opção do uso da prótese capilar híbrida (ou Full Lace Híbrida), uma prótese inteira, que oferece a opção de ser colada ou usada como uma peruca. Esta, inclusive, é uma ótima opção para aliviar a vida de pacientes em processo de quimioterapia, pois como ela não precisa necessariamente ser colada, o cabelo pode voltar a crescer de maneira saudável e descomplicada após o tratamento.

Como colocar a prótese capilar?

Você escolheu ou personalizou a sua prótese, comprou, e ela chegou na sua casa. Mas, e aí, é fácil colocar o acessório?

Esta pergunta requer algumas interpretações. Se você é uma pessoa que já possui prática na compra e utilização de acessórios capilares, como perucas, apliques e até mesmo prótese capilar, certamente irá tirar de letra todo o processo. Mas, caso esta é a sua primeira vez e você nunca usou uma prótese capilar antes, talvez uma ajuda profissional neste primeiro momento venha ser o ideal.

Sempre indicamos que se alguém nunca comprou uma prótese capilar antes, que o faça em lugares que possam oferecer um suporte adequado para que o resultado final fique completamente perfeito. Na JakBell, por exemplo, é realizado um primeiro atendimento de maneira personalizada, com a intenção de fazer com que o cliente tenha o acessório que melhor combine com seu estilo, além de dicas sobre como colocar a prótese no dia a dia, além das manutenções periódicas que precisam ser feitas. Também é preciso estar atento quanto ao corte (corte de integração) na hora de experimentar o modelo.

Geralmente uma prótese inteira feminina pode ser mais prática de ser cortada, ou até mesmo não ter a necessidade dele. No entanto, a parcial masculina, que não vem personalizada, precisa de um bom corte para poder unificar o cabelo do cliente com o da prótese capilar. E se esse corte inicial não for bem feito, a naturalidade do visual pode ficar bem prejudicada.

Saiba como fazer a manutenção da sua prótese capilar

Como este processo é feito?

A base da prótese capilar pode ser de diferentes tipos: silicone, skin, poliuretano, lace, monofilamentadas ou micropele. No entanto, o tipo de material não modifica a maneira de como a colocamos no couro cabeludo.

A fixação do acessório na região pode ser feita através de adesivos ou cola. Em alguns casos, pode ser necessário raspar parte da cabeça para colocar a prótese. No caso dos homens, abrange geralmente a região central da cabeça, enquanto nas mulheres o processo irá depender da concentração da calvície em cada uma delas. Por isso também a importância de ter uma primeira consultoria profissional para entender como a prótese capilar irá funcionar em você.

Então, com o acessório devidamente colado, você poderá ter uma vida completamente ativa, e o melhor, o seu couro cabelo irá respirar de maneira saudável, pois a grande maioria dos materiais oferecem mecanismos para não abafar o local receptor da prótese. Ou seja, você terá um visual perfeito e completamente seguro para uso diário.

Como faço para obter uma prótese capilar?

Como vimos, as próteses capilares são excelentes soluções para quem deseja mudar o visual de forma rápida e descomplicada. Por isso, há anos, a JakBell segue em busca da melhor tecnologia para oferecer a cada cliente, uma qualidade de primeira em próteses capilares e outros acessórios. Fale com a gente! Av. Nª Srª de Copacabana, 731, Rio de Janeiro – RJ. Telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp). Redes sociais (FacebookInstagram).