menu

Óleo de Argan: conheça as suas propriedades e benefícios para o cabelo

29/01/2018 - Por: Redação JakBell

Você já deve ter ouvido falar no óleo de argan, o queridinho das mulheres, e que está no topo da lista quando o assunto é hidratação capilar. Mas além deste benefício, ele ainda pode deixar o seus fios macios e com um brilho incrível. Ficou curioso?

De onde vem o óleo de argan?

O óleo de argan é extraído do fruto de uma árvore típica do Marrocos que tem o nome científico de argan spinosa. A árvore pode viver por cerca de 200 anos e é conhecida como a “Árvore da Vida” pela população local, devido aos inúmeros benefícios que traz à saúde. Toda a produção do óleo é feita por uma cooperativa de mulheres e os lucros são repartidos entre a tribo Berber, que vive na região norte do país, onde cresce a árvore de argan. A região é protegida pela UNESCO e conta com sistema de reflorestamento para que o produto raro não acabe com sua popularização.

Os benefícios do óleo de argan

O argan serve para cuidados de cicatrizes de acne, estrias e até para queimaduras solares. Ele fortalece as unhas fracas e quebradiças e seu óleo é utilizado há muito tempo para embelezar a pele e os cabelos das mulheres. Por suas propriedades e tom dourado, também foi apelidado de Ouro Marroquino.

O óleo de argan é rico em ácidos graxos essenciais e em vitaminas A, D e E, além de ter ação reparadora e antioxidante, o que minimiza o desgaste dos fios com a poluição, sol, vento, secador, chapinha e química, entre outros fatores. Ele é um grande aliado dos cabelos cacheados, que costumam ser mais secos e armados. Suas características proporcionam ao fio uma maior absorção de nutrientes, melhorando a retenção de água dentro de sua estrutura lipídica e evitando a quebra.

Hidrata os fios do cabelo

Ele também é ótimo para quem tem extensões capilares, principalmente quando elas são processadas quimicamente. Com isso, os fios perdem as cutículas externas e acabam perdendo água. O argan contribui para a recuperação da hidratação e da emoliencia dos fios.

Shampoo óleo de argan e outros produtos

Além do óleo, o argan também é usado em outros cosméticos para a recuperação e tratamento do cabelo. Shampoos, condicionadores, máscaras e pomadas. Aliás, a pomada de argan é queridinha dos hairstylists devido aos seus enormes benefícios capilares.

O ouro do Marrocos logo ganhou competidores de peso, e mais do que brigar pelo lugar de estrela entre os ativos de produtos para os fios, descobriu-se que as propriedades de óleos essenciais como os de camélia, pracaxi, açafrão e outros aliados ao poder do argan, podem fazer maravilhas pelos cabelos. Bastam algumas gotinhas (os produtos são caros, mas rendem bastante) para sentir a diferença!

Como usar o óleo de argan ?

Tratamento de choque:

Aplique o óleo nos fios úmidos, massageando mecha por mecha e deixe agir por cerca de dez minutos. Enxágue e lave em seguida.

Na máscara:

Coloque algumas gotinhas para potencializar o efeito da sua máscara preferida.

Leave-in:

Aplique algumas gotas no comprimento dos fios antes deles estarem completamente secos. O óleo ajuda a controlar o frizz e ainda dá brilho.

Shampoo com óleo de argan:

Além do óleo em si, o argan está presente em outros produtos como shampoos, condicionadores e máscaras. O uso combinado pode trazer resultados mais poderosos.