menu

Dicas de cuidados com os cabelos na prática de exercícios

23/01/2018 - Por: Redação JakBell

Todo atleta cuida do corpo e da saúde de forma exemplar, mas, e os fios? Eles sofrem com suor, uso de toucas, capacetes, atrito e outras adversidades. Quem pratica atividade física regularmente deve seguir algumas regras básicas que, apesar de simples, são muito importantes para a saúde dos cabelos.

Use produtos com filtro solar

Se você costuma praticar esportes ao ar livre, a regra número um é passar um filtro solar indicado para as madeixas. A exposição aos raios UV é muito prejudicial. Uma outra alternativa seria usar um boné para proteger os fios.

Cuidado ao lavar o cabelo todos os dias

Se você é um atleta profissional ou fã de academia, já deve ter notado que com o suor o cabelo aparenta ficar sujo. Depois do treino, corra para tomar aquela chuveirada. Mas atenção! Lavar os fios mais do que o necessário pode ser prejudicial e eles podem ficar quebradiços e ressecados.

Use um shampoo ideal para o seu tipo de cabelo

O mais importante e simples é o uso correto do shampoo diário. Escolha sempre o mais adequado para o seu tipo de cabelo. Os oleosos podem ser lavados todos os dias. Já para os secos, se lavados todos os dias, prefira shampoos do tipo infantil, pois são mais suaves e não tiram a proteção do fio, que já aparece em pouca quantidade neste tipo de cabelo. Os fios normais devem ser lavados com um shampoo para uso diário.

Para recuperar o cabelo danificado por exposição ao sol e ao suor, o ideal é hidratar as madeixas regularmente para manter o brilho e saúde dos fios.

Penteados indicados para a prática de esportes

Outra dica bacana: cabelos longos soltos e malhação não combinam. Se você tem as madeixas compridas, o melhor a fazer é prendê-las. Se puder, opte por tranças ou coques, pois eles prejudicam menos a saúde dos fios.

Todavia, nunca deixe o penteado muito apertado, para evitar a tração e não abafar o couro cabeludo. Cabelos curtos podem ficar prontos para a maratona de exercícios com grampos. Evite o uso de elásticos com metal, eles quebram, marcam e danificam os fios.