menu

Cabelo processado: a diferença do cabelo virgem para o quimicamente tratado

23/01/2018 - Por: Redação JakBell

O que é cabelo processado?

A maioria dos cabelos encontrados no mercado por preços mais baratos são provenientes da China ou da Índia. Em geral, o cabelo em estado bruto se encontra em péssimas condições, enrolado sem cuidado ou completamente emaranhado. Isso acontece porque o fio de cabelo humano tem uma camada de cutícula que pode ser comparada a uma escama de peixe. Quando a cutícula se vira na direção oposta do crescimento, o cabelo acaba ficando cheio de nós.

Para corrigir este problema, e para que os fios voltem a ficar saudáveis, a indicação mais comum é a limpeza profunda do cabelo. No entanto, dado o baixo custo dos fios vindos destes países, o que acontece é a remoção das cutículas do cabelo, o que não faz com que eles fiquem mais saudáveis. Elas são retiradas pelo simples fato de serem mais fácil de lidar com os fios durante a confecção das extensões. É isso o que chamamos de cabelo processado: ele passa por um processo químico para que fique com a aparência bonita mas, em sua estrutura, não está saudável.

Como reconhecer um cabelo virgem?

Fique atento! Extensões de cabelos de qualidade não são baratas. Para ter a certeza de que você não está comprando um produto de qualidade duvidosa, precisamos aprender a identificar os fios virgens e os que já passaram por algum tipo de química. Veja, abaixo, um rápido tutorial para testar a qualidade do cabelo.

Faça o teste com a ponta dos dedos

A camada externa do fio de cabelo humano que não passou por nenhum processo de modificação é composta por mais escalas dispostas em seu comprimento, tal qual as escamas de um peixe. Nos cabelos úmidos, pegue um fio de cabelo e escorregue-o entre as pontas dos dedos (polegar e indicador), da raiz às pontas. Os dedos vão deslizar suavemente.

Se você fizer o mesmo processo na direção oposta, sentirá que a superfície é um pouco áspera. Não desanime. Repita a operação algumas vezes. Este teste também pode ser realizado em cabelos secos, mas você deve manter os dedos úmidos.

Em alguns cabelos, você pode sentir que ambas as direções são suaves ao toque. Em outros, você pode sentir claramente como um sentido do pelo é ligeiramente mais difícil de correr os dedos suavemente. Lembre-se, o lado liso está indo para baixo, o lado áspero está subindo.

Teste para cabelos grossos

Use o cabelo do tamanho de um lápis para este método. Com ele ainda úmido, esfregue o fio vigorosamente, em especial nas extremidades. Use as duas mãos juntas em um movimento de rolamento. Você vai ver que as as raízes aderem muito mais rápido do que as extremidades do cabelo. Este teste só deve ser realizado em cabelos mais grossos.

Cabelos processados não possuem atrito

Algumas cores de cabelo tornam o processo de identificação das cutículas aparentemente mais fácil, em especial os mais claros. Não deixe que isso te engane. Os cabelos processados possuem uma camada de silicone que torna praticamente impossível dizer qual é o seu sentido real através do tato.

Normalmente, esta camada de silicone é colocada sobre o cabelo que anteriormente possuía a cutícula danificada. O silicone faz com que o cabelo fique com aquela sensação de suavidade ao toque em cada direção.