menu

Alopecia por tração: saiba o que é, entenda as suas causas e como evitar

27/01/2018 - Por: Redação JakBell

O que é alopecia por tração?

Tipicamente, a alopecia por tração é associada a uma tensão frequente nos cabelos que acontece quando fazemos certos tipos de penteados. Por isso, esse tipo de calvície é mais comum em mulheres, embora também possa ocorrer com homens.

Como este tipo de alopecia acontece?

“A tração, ou seja, a força exercida sobre a raiz dos fios, faz com que eles se afrouxem na raiz. A queda de cabelo também pode ocorrer devido à inflamação do folículo capilar, que fica na derme profunda e é onde nasce a raiz do cabelo. Esta inflamação ocorre quando há tração intensa e frequente dos fios, como é o caso do uso frequente de alongamentos capilares por cola ou trançado”, explica o consultor de reposição capilar Hélcio Fiszpan, do Studio Jakbell.

O profissional ainda diz que a orientação de um profissional qualificado é essencial para manter a saúde do cabelo: “Com a supervisão de um bom profissional, não há problema! É indicado realizar um descanso de três meses para cada seis meses de utilização. Na verdade o maior cuidado com a tração é na retirada dos alongamentos”.

A alopecia por tração tem tratamento?

Rabos de cavalo, coques e tranças apertadas podem causar o problema, assim como escovar ou passar longos períodos utilizando extensões para cabelo. Um caso bastante conhecido é o da modelo internacional Naomi Campbell, por exemplo, em que a alopecia foi causada por um período extenso de uso do mega hair.

Nas etapas iniciais, este tipo de queda de cabelo é algo reversível, com tratamentos que precisam ser indicados por especialistas (consulte um tricologista). No entanto, com o efeito da tração prolongada, a alopecia pode ir se agravando e se tornar um mal permanente.

Cuidados com o uso prolongado de apliques e químicas fortes

Acredita-se que o problema é mais comum entre a população de pele negra, devido aos penteados com tranças apertadas e o uso frequente de alisantes e químicas fortes. O tratamento químico do cabelo com tinturas, descolorações ou alisantes, pode romper com a estrutura de queratina, o que reduz a força dos fios. Com isso, o cabelo se torna frágil e suscetível a quebras.

Faça uso de apliques que não danifiquem o cabelo

Para quem faz uso frequente dos alongamentos permanentes, o ideal seria respeitar o tempo necessário de descanso do cabelo. Durante este período, você pode utilizar sistemas de alongamento ou volume removíveis como o Aplique Fio de Nylon (Flip in Hair) ou o Mega Hair de Micropele Adesivado, que são ideais para mulheres que precisam de um cabelo com bastante volume para causar em qualquer ambiente.