menu

9 dicas para você poder cuidar do seu cabelo no dia a dia

22/01/2018 - Por: Redação JakBell

Cuidar dos cabelos já faz parte da rotina. Mas nem sempre fazemos o melhor por eles. Secador, condicionador, cremes e até mesmo um cuidado equivocado pode acabar detonando completamente os fios, ao invés de tratá-los. Listamos então alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao cuidar do seu próprio cabelo no dia a dia. Fique atento e fuja deles!

1 – Jamais deixe condicionador nos fios!

Os condicionadores abrem as escamas dos fios para tratá-las. O importante é nunca esquecer de tirar o produto do cabelo durante o banho. Esquecer o condicionador nos fios é ruim porque as escamas não se fecham e, dessa forma, eles ficam enfraquecidos e acabam se tornando quebradiços.

2 – Evite passar condicionador na raíz do cabelo

Algumas pessoas possuem o hábito de passar o condicionador no couro cabeludo, mas devemos dizer que isto não é algo muito saudável, principalmente para quem possui o cabelo oleoso ou sofre de seborreia ou psoríase capilar. Este tipo de costume pode colaborar com o aumento da oleosidade e tampar os poros, podendo ocasionar, inclusive, uma infestação de caspa.

3 – Faça uma hidratação no cabelo

A hidratação nutre os cabelos, recuperando o seu aspecto bonito e saudável. Os fios perdem nutrientes naturalmente e isso acontece com uma maior intensidade com o uso de produtos químicos (tintura, alisamento, entre outros), principalmente em cabelos mais fracos ou os que possuem cachos. Por isso, uma hidratação para cabelos cacheados é sempre válida. Não dispense a hidratação, mesmo se seu cabelo for oleoso.

4 – Esqueça a água quente!

Um banho quentinho é uma delícia! Mas a verdade é que a água quente prejudica e muito a saúde dos fios. Ela pode provocar irritações no couro cabeludo e estimular a produção de sebo, o que inibe o crescimento dos fios. Já a água morna e fria são as melhores opções para ter lavar os cabelos saudáveis.

5 – Faça uso shampoos de limpeza profunda

Uma vez por semana ou a cada 15 dias, o ideal é utilizar um shampoo que promova uma limpeza “pesada” nos fios. Este tipo de produto retira excesso de química, sujeira e oleosidade do couro cabeludo. Resultado? O cabelo respira melhor e os fios ficam mais bonitos e saudáveis.

6 – Uso de máscara hidratante na praia

Ela não faz a menor diferença na praia e pode, até, prejudicar os cabelos. Não caia na armadilha de achar que com uma máscara poderosa os fios estão protegidos. Assim como a pele, eles precisam de proteção. Se for tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com filtro solar. E só.

7 – Atenção ao prender os fios ainda molhados

Fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. O problema é prendê-los com frequência. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz com que fungos se proliferem e isso aumenta a probabilidade de caspa. Além disso, enfraquece os fios e pode provocar queda de cabelo.

8 – Chapinha e secador

Os fios são profundamente agredidos quando você passa a chapinha enquanto eles ainda estão molhados ou mesmo úmidos. Além de queimarem, eles se quebram. O secador deve ser usado a cerca de 30 centímetros de distância da cabeça, sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar ou danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da escova.

9 – Ficar mais de três meses sem cortar

A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. As pontas duplas começam a aparecer e os fios se quebram com facilidade após este período. Passe no salão para manter os fios em dia.