menu

Tricoscopia: o exame que ajuda a identificar a origem da queda de cabelo

05/07/2018 - Por: Redação JakBell

A tricoscopia digital é um exame realizado no couro cabeludo, que possui a função de auxiliar no diagnóstico seguro da saúde do cabelo de cada indivíduo. É uma técnica simples, sem qualquer chance de ser invasiva, que auxilia na identificação de distúrbios e problemas capilares, para que estes sejam devidamente tratados por um tricologista posteriormente.

Um exame deste tipo também ajuda a avaliar e encontrar eventuais problemas no couro cabeludo, como alopecias e outros distúrbios relativos. Quer saber mais?

Como o exame de tricoscopia é feito?

A tricoscopia é feita a partir do dermatoscópio/tricoscópio, um equipamento que dispõe de uma câmera super potente, que consegue elevar o nível de zoom de vinte até setenta vezes, beneficiando a análise do tricologista. Dessa forma, é possível identificar todas as estruturas do fio capilar, saber o que está ou não funcionando adequadamente e partir para uma solução eficaz.

As imagens são capturadas em alta definição, para que sejam comparadas entre as partes que estejam saudáveis no couro cabeludo, e as que não andam com um bom funcionamento. A tricoscopia é tão precisa, que oferece detalhes de lesões e problemas em vários períodos antes e durante o acompanhamento profissional. E após a finalização de todo o processo, ela também é capaz de identificar o avanço do tratamento capilar.

Diagnóstico capilar através do exame tricoscópico da Tricomed.

Quem deve realizá-lo?

O exame é indicado para pessoas que estejam passando por alterações e problemas no couro cabeludo, causando e propiciando a queda de cabelo. Não importa se a sua queda capilar é recente ou já vem de algum tempo, para que você entenda as reais causas do seu problema, a tricoscopia se faz necessária, e certamente irá beneficiar o indivíduo em todos os sentidos.

Quais alterações capilares são diagnosticadas durante a tricoscopia?

Algumas pessoas se surpreendem com o resultado preciso da tricoscopia, pois não imaginam a infinidade de problemas que os fios capilares e o couro cabeludo estão suscetíveis. Eles são frágeis e, se não tratados, podem sofrer ao longo do tempo. Já algumas das alterações que podem ser diagnosticadas com o exame são:

Dermatites;
Alopecia areata;
Tricotilomania;
Alopecia androgenética;
Psoríase;
Patologias na haste;
Desequilíbrio no ph;

Entre outras.

Benefícios da tricoscopia

1 – Detecta alterações de maneira precoce que possam existir no couro cabeludo, muito antes do processo de calvície se iniciar, ou se tornar aparente. Isso ajuda a antecipar o tratamento de prevenção.

2 – Dá a possibilidade de uma avaliação, de maneira comparativa, de várias partes do couro cabeludo, beneficiando a localização das áreas comprometidas do cabelo, como também a intensidade do problema, além de considerar o nível de resposta aos tipos de tratamentos.

3 – Para quem sofre de alopecia é uma excelente alternativa de diagnóstico, pois realiza o acompanhamento de suas várias causas, seja o padrão da calvície masculina, feminina, queda com origem crônica, além de outras alterações patológicas.

4 – A tricoscopia oferece uma análise completa e totalmente minuciosa do couro cabeludo e também dos fios, que vai desde a raiz até a haste. Com isso, é possível identificar possíveis descamações e suas origens (nem sempre é só caspa), inflamações do couro cabeludo, cicatrizes, fragilidade da haste capilar, como também a espessura e o número dos folículos.

Faça uma avaliação!

Se você quiser saber mais sobre a tricoscopia e outros procedimentos que irão lhe ajudar no tratamento contra a queda de cabelo, entre em contato com a Jakbell e agende a sua avaliação, através dos telefones (21) 2255-1084 / 2255-2529 / 99876-3086 (WhatsApp), ou se preferir, faça contato pelas nossas redes sociais (Facebook / Instagram) ou pelo nosso site.