menu

Psicoterapia

O que é a psicoterapia e para que ela serve?

A psicoterapia é uma área específica da psicologia, que realiza um tratamento e acompanhamento de pacientes que sofrem de problemas e traumas psicológicos ou dificuldades de lidar com alguma situação específica.

Estudos já comprovaram que a psicoterapia é bastante eficaz no tratamento de problemas como depressão, anorexia, pânico, fobias diversas, estresse pós-traumático, entre outros casos, que podem desencadear a queda de cabelo e doenças correlatas como alopecias, por exemplo.

Na verdade, a psicoterapia é conhecida como uma ação totalmente voltada para o bem-estar mental do paciente, fazendo com que ele tenha uma vida muito mais saudável, tanto por dentro, quanto por fora.

A psicoterapia ajuda no tratamento contra a alopecia areata

A alopecia areata é um distúrbio que age diretamente no sistema imunológico atacando os folículos pilosos, e, posteriormente, originando a queda de cabelo.

Estudos científicos comprovam que fatores psicológicos podem desencadear a alopecia, agravar ou dificultar o tratamento. Como exemplo, podemos citar os conflitos familiares ou interpessoais, doenças, acidentes, traumas, separações, perda de um ente querido, ambientes tensos e pressão no trabalho. Os desafios dos dias atuais e tensões contínuas causam mais estresse do que grandes acontecimentos dramáticos. A OMS considera o estresse como a maior epidemia do século.

O tratamento adequado da alopecia requer uma abordagem multidisciplinar. O papel do psicólogo é compreender os aspectos psicológicos, bem como suas relações com a depressão, o estresse e os aspectos psicossomáticos auxiliando na aceitação, tratamento e cura da questão.