menu

Endocrinologia

Endocrinologia para queda de cabelo. Como funciona?

Todos sabemos que quando o nosso cabelo começa a cair é sinal de que provavelmente alguma coisa não deve estar indo muito bem dentro do nosso corpo. É lógico que a calvície ou queda capilar pode acontecer devido a diversos fatores e, dentre eles, algum problema relacionado à parte hormonal ou endócrino-nutricional do corpo humano, que é justamente a área relacionada ao nosso cabelo.

Geralmente quem possui algum distúrbio desse tipo pode estar passando por algum desequilíbrio hormonal e deixando de passar os nutrientes necessários para a manutenção e crescimento dos fios capilares.

Para que serve o endocrinologista nesse caso?

O endocrinologista é o especialista que se dedica ao estudo das patologias das glândulas endócrinas. E como causas endócrinas de queda de cabelo, podemos citar as alterações nos hormônios ou seus metabólitos derivados das seguintes glândulas endócrinas: hipófise, adrenal , tireóide, ovários e testículos. A glândula hipófise é a glândula mestre, localizada na sela túrcica no cérebro, responsável pelo controle de quase todas as outras glândulas endócrinas.

Pode-se notar que são várias disfunções hormonais causadoras da queda de cabelo. O tratamento adequado depende de um diagnóstico correto. Para se fazer o diagnóstico ou excluir alguma patologia endócrina, não é necessário dosar todos os hormônios e nem muito menos fazer inúmeros exames.

Por isso, a primeira coisa a fazer para acertar o diagnóstico é uma boa anamnese (coleta de dados da história), exame físico completo e, por fim, a dosagem hormonal irá complementar a hipótese diagnóstica.